Cuiabá, 08 de Setembro de 2024

CIDADES Quinta-feira, 01 de Agosto de 2024, 06:55 - A | A

01 de Agosto de 2024, 06h:55 - A | A

CIDADES / AGOSTO CHEGOU

Tempo seco elevará temperaturas e termômetros poderão chegar aos 43ºC em MT

Umidade relativa do ar poderá chegar aos 12% na segunda quinzena do mês.

Ari Miranda
Única News



Agosto começou e os mato-grossenses devemse preparar para as condições climáticas características do mês no Estado, onde segundo o Instituto Climatempo, o tempo seco continuará a predominar, com tendências a registros de temperaturas altas em todas as regiões.

Segundo a previsão, a probabilidade de chuva para esse mês em MT é de apenas 1%, e os termômetros seguirão uma tendência de elevação, com destaque para a baixada cuiabana e as regiões oeste, norte e nordeste do estado, onde além do sol forte e o vento seco os moradores poderão ser castigados com a temperatura abrasadora de 43ºC, nos dias 8 e 11 do mês.

Já as regiões leste e sul do estado registrarão temperaturas mais moderadas para o período. Conforme o Climatempo, em Nova Xavantina, Barra do Garças e Rondonópolis (a 687, 514 e 218 Km de Cuiabá) os termômetros poderão atingir a máxima de 39ºC.

Além do calor esperado, a população mato-grossense deve ficar atenta a umidade relativa do ar, que deverá ficar ainda mais baixa a partir da segunda quinzena do mês, quando uma nova massa de ar seco se estabilizará sobre Mato Grosso.

A umidade relativa do ar, que nesta quinta-feira (1º) já estava em 20% no estado, poderá chegar aos severos 12% - umidade comum a locais como os desertos do Saara, na Africa; e o Mojave, nos EUA, intensificando ainda mais o cenário de seca em MT, bem como os riscos de hipertermia, desidratação e as temidas queimadas, que desde meados de julho já vem destruindo vários hectares em todo o estado.

José Cruz/Agência Brasil

água

 

PREVINA-SE

Com o sol forte e as altas temperaturas prometidas para agosto, a recomendação para a população é beber bastante água, usar roupas e calçados leves, protetor solar à vontade, bonés e/ou sombrinhas.
Além disso, caminhadas longas e exercícios ao ar livre devem ser evitadas entre as 9h e 16h30h.

Em casa, a recomendação é evitar banhos quentes, bebidas diuréticas, como café, chá e cerveja, além de deixar sempre os ambientes arejados. Também se faz necessário o uso de umidificadores de ar ou uma toalha molhada nos ambientes.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia