Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Sábado, 27 de Junho de 2020, 07:32 - A | A

27 de Junho de 2020, 07h:32 - A | A

CIDADES / ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA

UFMT oferta atendimento psicológico gratuito para profissionais de saúde

Da Redação
Única News



O objetivo é ajudar principalmente profissionais em situações de vulnerabilidade, como, por exemplo, baixos salários, pouco acesso a recursos e extensas escalas ou plantões. “No atual contexto, de distanciamento social e alto risco de contágio, essas pessoas se expõem ainda mais para garantir que os cuidados possam ser prestados às vítimas do coronavírus”, explica a integrante do projeto e professora do Departamento de Psicologia, Maria Aparecida Campos.

O vínculo entre psicólogos e profissionais em busca de atendimento será feito via plataforma de videoconferência. A partir disso, o contato passa a ser direto, seguindo todos os princípios do Código de Ética do Psicólogo. Para ter acesso, basta clicar neste link, entrar na aba ‘Quero ser Atendido’ e preencher o formulário com os dados necessários.

“A ação é necessária por reconhecer e legitimar o sofrimento psíquico de trabalhadores que se dedicam a cuidar das necessidades de milhares de pessoas impactadas pela pandemia. Oferecer-lhes acolhimento e escuta qualificada pode contribuir para a estabilização emocional na fase aguda e para a diminuição dos riscos de desenvolvimento de transtornos psicológicos a médio e longo prazo”, destaca a Campos.

O projeto é uma iniciativa de um grupo de cinco professores do Departamento de Psicologia da UFMT. Além disso, conta com cinco estudantes do último ano do curso, que auxiliam na organização do projeto, e 16 psicólogos voluntários.

Por assessoria

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia