Cuiabá, 18 de Maio de 2024

COMPORTAMENTO Terça-feira, 02 de Abril de 2024, 14:15 - A | A

02 de Abril de 2024, 14h:15 - A | A

COMPORTAMENTO / INTEGRAÇÃO 

Participação dos pais na educação aumenta rendimento escolar em até 15%

Apenas metade dos estudantes brasileiros têm pais que se interessam pelas atividades escolares

Única News
Com Assessoria



A participação ativa dos pais na educação dos filhos, além de ser importante para o desenvolvimento, também reflete nos resultados da aprendizagem. Uma pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostrou que os alunos com pais presentes no dia a dia escolar tiveram um rendimento 15% maior do que os que não possuem esse acompanhamento, afirma a mestra em Educação, Zenaide Brianez.

No Brasil, segundo o Pisa, 50,2% dos estudantes têm pais que se interessam pelas atividades escolares. Nos resultados, quem tinha a família presente teve média de 414 pontos contra 357 pontos dos que não tiveram o mesmo suporte. Para Zenaide, que é diretora pedagógica da International School of Cuiabá (ISC), esse percentual ainda é pequeno diante dos benefícios que essa ligação entre escola e família pode trazer.

"A educação é um processo multifacetado, no qual os pais têm um papel fundamental para o desenvolvimento do aluno. O envolvimento da família no ambiente escolar proporciona desde um estímulo ao aprendizado até o suporte emocional para que o aluno possa desenvolver todo o seu potencial. E é preciso que os responsáveis participem com empenho desse processo. Muito mais que trazer para as aulas e vir a eventos, os pais precisam ajudar nas atividades em casa, se interessar pelo que os filhos estão aprendendo e buscar um feedback com os professores", avalia Zenaide.

Mãe de Benjamin, de 5 anos, a diretora de marketing Heloah Souza acredita que a união entre a unidade educacional e os pais é fundamental. "A escola faz a parte dela, mas é preciso a participação efetiva da família para complementar. Até porque ele passa quatro horas do dia na escola e as outras 20 horas com a gente."

Pai de Chiara, de 9 anos, e Chloe, de 7 anos, o empresário Alexandre Sperafico acredita que esse tipo de atividade promove uma maior ligação com as filhas e traz resultados na aprendizagem. "Essa participação dos pais faz com que eles queiram mostrar os resultados para a gente, traz um senso de responsabilidade. A escola é importante, mas em casa também fazemos a nossa parte, perguntamos o que elas estão aprendemos e estimulamos elas a buscarem as respostas sozinhas."

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia