Cuiabá, 26 de Abril de 2024

COVID EM MT Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2021, 09:20 - A | A

23 de Fevereiro de 2021, 09h:20 - A | A

COVID EM MT / TRANSMISSÃO NAS ESCOLAS

Pesquisa da Unemat aponta risco elevadíssimo de covid-19 na região Oeste

Aline Almeida
Da redação



Pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e do Escritório Regional de Saúde de Cáceres divulgaram nota técnica conjunta, em que avaliam dados de Covid-19 na região de Cáceres, considerando os parâmetros propostos pela Fiocruz. O estudo mostrou que a região Oeste está classificada como elevadíssimo risco de transmissão nas escolas.


O resultado considera os testes positivos na região. Foi observada proporção de 34% de número de exames positivos, que se enquadra na categoria vermelho da classificação proposta pela Fiocruz. Se esse valor estiver maior que 10% deve ser enquadrado como “elevadíssimo risco de transmissão nas escolas”.


Além dos indicadores primários relacionados à taxa de contágio do vírus e capacidade de testagem pelo sistema de saúde, os pesquisadores dizem que é importante analisar também a capacidade da escola para implementar 5 estratégias principais de mitigação. A primeira delas é o uso correto e constante de máscara. Seguida pelo distanciamento social o máximo possível.


A estratégia ainda inclui a Higiene Respiratória e das mãos; limpeza e desinfecção do ambiente e para finalizar o rastreamento de contatos em colaboração com os departamentos de saúde locais. “Basear-se na premissa de que esse retorno não vai gerar aumento do número de casos de Covid-19, sem a devida contextualização do panorama epidemiológico local, constitui-se um risco”, avaliam os pesquisadores.


O estudo ressalta a insuficiência de leitos pediátricos para Covid-19. Esses leitos estão concentrados em Cuiabá, sendo necessária transferência dos casos que demandam internação. Enfatizam que a região não atende ao critério para liberação das escolas quanto à disponibilidade de ao menos 25% dos leitos.

ESTUDO


O estudo apresentado pelos pesquisadores traz um conjunto de indicadores, que vão desde a capacidade de atendimento do sistema de saúde e o perfil epidemiológico (como transmissão comunitária, taxa de contágio, disponibilidade de leitos, redução de óbitos, taxa de positividade). A análise foi realizada para Cáceres e os 12 municípios que integram a região Oeste de Mato Grosso.


Apesar da queda na Taxa de Contágio nas últimas semanas na região Oeste, pesquisadores ressaltaram que os números podem estar subestimados. Salientando ainda um acréscimo de 9% dos óbitos. “Atualmente, seja por sobrecarga dos serviços ou questões organizacionais, muitos casos ainda não foram registrados, mascarando as análises”, avaliou a enfermeira Antonia Maria Rosa, professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, com doutorado em Ciências da Saúde.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia