Cuiabá, 06 de Março de 2021

COVID EM MT
Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021, 07h:46

IMUNIZAÇÃO

Primeira vacinada em Alto Araguaia venceu câncer durante pandemia e superou Covid-19

Assessoria
Única News

(Foto: Reprodução)

Enfermeira e servidora pública há 12 anos, Gianny de Souza Obando, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) na quarta-feira (20). A profissional que atua na linha de frente, venceu o câncer de mama durante a pandemia e em outubro de 2020 também foi curada do novo coronavírus.

“É uma grade honra. Certamente essa vacina é um marco no combate ao coronavírus”, comemora a enfermeira. Ela cita que a pandemia está sendo uma fase delicada e pede colaboração. “É tudo novo. Tivemos que fazer reformulações no atendimento. As pessoas ainda continuam não acreditando na doença. Ela mata, mas é capaz de ser curada. Sou prova disso”, pontua.

O início da vacinação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gair de Barros, após a chegada de 141 doses no município. O momento histórico foi acompanhado pelo prefeito municipal Gustavo Melo (PSB) e pela presidente da Câmara Municipal, Mariana de Souza. Participaram ainda a secretária de Saúde, Manoela Nunes e o coordenador da Atenção Básica, Cleomar Vilela.

“Está perto do fim, mas precisamos ainda cumprir as exigências com os cuidados essenciais, com o uso de máscara, álcool 70%, evitar aglomerações. Foram poucas doses e muitos podem achar estranho, mas daremos seguimento conforme envio do Governo Federal”, pontua o chefe do executivo.

A responsável técnica de enfermagem do Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney, Daiane da Costa Nunes, foi a segunda a ser vacinada pela técnica de enfermagem Rosangela Resende, que atua há mais de 20 anos na saúde pública. “A gente recebe com muita alegria. Somente quem está na linha de frente sabe o quanto esta vacina vai ser importante no combate a Covid-19. No início, muito medo, e agora com uma grande esperança de 2021 muito melhor. Viva o SUS, viva a ciência”, cita.

A secretária de Saúde Manoela Nunes explica que devido ao número de doses recebidas é preciso compreensão da comunidade, uma vez que a vacinação irá obedecer ao plano estabelecido pelo Governo Federal. “Estamos iniciando com os profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos do asilo e ainda não iremos vacinar todos, conforme os grupos estabelecidos na primeira fase. Pedimos compreensão. Não precisa no momento procurar as unidades, pois ainda não veio vacina para todos”, diz.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE