Cuiabá, 01 de Março de 2021

COVID EM MT
Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021, 15h:23

IMUNIZAÇÃO

Vacinação em Chapada começa com profissionais da saúde na sexta, 22

Da Redação
Única News

Tchélo Figueiredo

A vacinação contra a Covid-19 em Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá) inicia nesta sexta-feira (22), começando pelos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da pandemia. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Blanco Manzano.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) disponibilizou para o município 355 doses da vacina. Nesta primeira fase da vacinação, serão contempladas 177 pessoas, com duas doses cada.

“Conforme o plano do Ministério da Saúde, vamos vacinar nossos servidores da saúde. Serão imunizados os profissionais que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS)", informou Manzano.

A secretária explica ainda que nesta fase não haverá postos de vacinação, uma vez que o volume de vacinas recebidas pelo município é pequeno. Portanto, uma equipe de vacinação irá até os profissionais em seus respectivos postos de trabalho.

“Gostaríamos de pedir o engajamento da população no combate à doença, a situação é grave e precisamos nos cuidar. Por isso, orientamos a população que permaneçam fazendo uso dos procedimentos de biosegurança, que é a higienização com o álcool gel, uso de máscaras e o distanciamento social. Também pedimos a compreensão e colaboração de todos para que aguardem a liberação de mais doses para que mais pessoas sejam imunizadas”, disse Rosa.

Plano de vacinação

O plano de vacinação em Chapada dos Guimarães seguirá as diretrizes do Governo Federal. Conforme a chegada de mais doses da vacina, na primeira fase, os grupos que serão vacinados são os profissionais da saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena. Na segunda fase, serão imunizadas pessoas de 70 a 74 anos, 65 a 69 anos e 60 a 64 anos. Na terceira fase, pessoas com comorbidades, como doença pulmonar, doença renal, obesidade, hipertensão, diabetes, entre outros.

A incidência da doença e da mortalidade é maior nestas faixas etárias e nos grupos escolhidos. A vacina que será utilizada em Chapada nesta primeira fase será a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE