Ana Adélia Jácomo
Karine Campos
Única News
A tão aguardada solução para o Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, enfrenta um complexo impasse técnico.
O governador Mauro Mendes revelou nesta terça-feira (24) que novos estudos geológicos aprofundados identificaram "algumas inconsistências nos estudos iniciais", o que colocou em xeque a rota inicialmente planejada para a obra.
Segundo Mendes, as dificuldades foram percebidas quando a empresa iniciou os trabalhos de limpeza e acesso ao local.
"Quando foram fazer o início das obras, que limpou, que a empresa chegou no local, que acessou alguns pontos, percebeu algumas dificuldades, né? E aí foi solicitado esse aprofundamento da sondagem", explicou.
Essa etapa demandou uma "mobilização de recurso e até de complexidade gigante", com novas sondagens realizadas a partir do topo do morro para analisar a característica real da rocha.
O resultado dessas novas análises indicou uma situação desafiadora. "Os estudos iniciais mostraram uma grande dificuldade ou quase uma impossibilidade de prosseguir ir naquela rota inicial", afirmou o governador, destacando que essa é uma "análise muito técnica, não é uma decisão do governador, do secretário, é uma decisão técnica".
Questionado sobre a cobrança de moradores por mais transparência, Mendes garantiu que "os números são transparentes, sempre foram". Ele frisou que a revisão do projeto é necessária para encontrar a melhor e mais segura solução, após a "surpresa do tipo de solo que foi identificado ali naquela região".
Apesar da complexidade, o governador demonstrou otimismo quanto a um desfecho em breve. "Não tenho ainda essa resposta definitiva dos técnicos que estão debruçados nisso já há alguns meses", disse, mas acredita que o veredito final deve sair nas próximas semanas. "Próxima semana, né? Eles me prometeram isso ainda até o final do mês."
A obra
A obra de retaludamento no Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, foi anunciada em março de 2024 em um projeto de R$ 29,5 milhões, inicialmente com prazo de 120 dias para ser finalizado pela empresa Lotufo Engenharia e Construção.
O objetivo principal da intervenção é prevenir deslizamentos de terra na perigosa curva do local. Para isso, o método previsto é o retaludamento, que consiste na retirada de parte do maciço rochoso e na criação de taludes – uma série de cortes que formam degraus – para conter os deslizamentos.
Como parte da execução, a estrada seria recuada em dez metros, evitando a passagem sobre o viaduto existente e reforçando a segurança do trecho.
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