Fred Moraes
Única News
A 2ª Vara Federal Criminal de Salvador, concedeu liberdade ao ex-secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, que cumpria pena em regime domiciliar desde o fim de 2022, sob acusação de tráfico internacional de drogas. A decisão foi proferida pelo juiz Fábio Moreira Ramiro e permite que, a partir de agora, Borgato saia de casa durante o dia.
O ex-secretário de Ciência e Tecnologia de MT, segundo as investigações, era um dos responsáveis por facilitar a entrada de cocaína pela Bolívia a Mato Grosso. Posteriormente, a droga era levada a Jundiaí, em São Paulo, e encaminhada a países da Europa, como Portugal, escondida na fuselagem de jatinhos de luxo.
Conforme a sentença, o ex-secretário continuará usando tornozeleira eletrônica, deve se isolar da comunicação com os outros investigados no caso e manter o recolhimento domiciliar, entre 18h e 6h. A decisão foi proferida no dia 5 de fevereiro. Qualquer descumprimento acarretará em prisão preventiva instantânea.
Nilton Borgato foi um dos alvos Operação Descobrimento, da Polícia Federal (PF), deflagrada em 2022, após uma investigação iniciada em 2021, quando um jato executivo de uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador (BA) para abastecimento.
Foram encontrados 595kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave. A partir da apreensão, a Polícia Federal conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).
A Operação cumpriu 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco, além de mandados em Portugal.
Borgatto comandou a Secitec entre 2019 e março de 2022. Ele deixou a pasta para ser candidato a deputado federal nas eleições de outubro daquele ano, mas acabou preso preventivamente.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3