G1
Golpistas estão usando ferramentas de anúncios para dispararem e-mails com phishing, um tipo de golpe que simula avisos encaminhados por empresas. A intenção é roubar dados de usuários.
O Jornal Nacional revelou a nova tática de golpe, que consiste em pagar ao Google em sua plataforma de anúncios para que envie os e-mails falsos.
Phishing não é uma novidade, mas o disparo feito como conteúdo patrocinado demonstra mais um avanço na tática dos golpistas.
A palavra faz um trocadilho com a palavra "fishing" ("pesca", traduzida do inglês). O golpe consiste em jogar uma isca (um e-mail fraudulento, por exemplo) esperando que as vítimas "mordam" (cliquem no link).
Como se proteger?
- Observe o endereço (URL) do site.Portais on-line de empresas brasileiras geralmente terminam em ".com.br". Algumas, porém, podem ter apenas ".com", mas ainda vale observar para ver se não tem algo estranho nessa URL;
- Os golpistas tentam trazer um senso de urgência ao dizer que um prazo está prestes a vencer ou que alguma mercadoria vai ser perdida caso não haja resposta, induzindo a vítima a clicar no link e seguir as instruções;
- Texto não segue padrão de mensagens oficiais, ficando, às vezes, sem acentuação e pontuação corretas;
- Também podem haver imagens sem resolução, arquivos que acabam com extensões em formatos de programas executáveis como .exe;
- O link usado pelos criminosos é diferente dos oficiais;
- Se você receber um alerta do seu navegador ao acessar um link, feche a aba e não prossiga. Caso o alerta ofereça algum download, tome cuidado: ele pode ser falso. Alertas verdadeiros não pedem que você faça downloads, instale extensões ou abra outros links.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3