25 de Janeiro de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍCIA Terça-feira, 11 de Agosto de 2020, 15:16 - A | A

11 de Agosto de 2020, 15h:16 - A | A

POLÍCIA / MORTE NO ALPHAVILLE

Laudos oficiais descartam que tiro em Isabele tenha sido acidental

Única News
Da Redação



Os laudos periciais de balística sobre a morte de Isabele Guimarães Ramos, de 14 anos, que aconteceu em uma casa no condomínio Alphaville I, em Cuiabá, foram entregues na manhã desta terça-feira (11), ao delegado Wagner Bassi, titular da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA). O documento aponta que a arma de fogo de onde saiu o projétil que atingiu Isabele na cabeça não pode produzir tiro acidental.

De acordo com o documento, ao qual o Única News teve acesso nesta terça-feira (11), após vários testes, o perito responsável afirmou que a arma não pode produzir tiro acidental. Este laudo desmente a versão da adolescente B.O.C., de 14 anos, acusada de matar Isabele.

"Nas circunstâncias alegadas no depoimento da adolescente, a arma de fogo, da forma que foi recebida, somente se mostrou capaz de realizar disparo e produzir tiro estando carregada (cartucho de munição inserido na câmara de carregamento do cano), engatilhada, destravada e mediante o acionamento do gatilho", diz trecho do laudo.

Segundo o laudo, a arma de fogo tem mecanismos incompletos ou deficientes e diversas modificações. A arma de fogo passou por testes para verificar a possibilidade de produzir de tiro da forma descrita pela adolescente em seu depoimento.

"Notou-se que a arma AFQ1 possui as seguintes modificações (customizações): substituição das placas de empunhadura, da alça de mira e da tecla do retém do carregador; instalação funil no receptáculo do carregador; fixação de pedaço de lixa abrasiva na parte anterior superior do ferrolho; modificação para alargar a tecla do registro de segurança esquerda; perfurações na lateral do gatilho; desabilitação do dispositivo de segurança da tecla de empunhadura por subtração da “alavanca intermediária da trava do percussor”; retirada da trava do percussor, da mola da trava do percussor e da alavanca da trava de percussor; mola de recuperação apresenta comprimento reduzido em cerca de 1 centímetro, por corte correspondente a remoção de um volta e meia da espiral."

Foi observado que os mecanismos de registro de segurança (trava de segurança) e segurança através de semi-engatilhamento estão funcionando perfeitamente. Porém, o dispositivo de segurança da tecla está desabilitado, e o mecanismo de travamento do percussor foi retirado (ausência da “trava do percussor”, “mola da trava do percussor” e da “alavanca da trava do percussor”).

Ainda conforme o perito, "para a balística forense, há distinção entre os conceitos de “tiro acidental” e de “tiro involuntário”, sendo o primeiro provocado sem acionamento regular do mecanismo de disparo, ao passo que tiro involuntário pressupõe ação do atirador no mecanismo de disparo, mesmo que essa ação seja involuntária, não intencional", disse.

O caso ainda está sob investigação. Conforme informações da assessoria de imprensa da Polícia Civil, os laudos foram anexados ao inquérito policial que investiga as circunstâncias da morte de Isabele.

O caso

Bel, como era chamada pelos amigos, foi encontrada morta no dia 12 de julho, no banheiro da casa da família Cestari, com um tiro na cabeça. A autora do disparo é a amiga B.O.C., de 14 anos. Ela alega que o tiro foi acidental.

O tiro entrou na região da narina e saiu pela nuca. A arma usada foi uma pistola PT .380, que pertence ao sogro da acusada. Em depoimento, o namorado dela afirma que ele não deixou a arma carregada.

No dia do acidente, Marcelo chegou a ser preso por porte ilegal. Ele pagou uma fiança de mil reais e foi liberado no mesmo dia.

A mãe de Isabele, Patrícia Ramos, disse em depoimento que não acredita que o tiro foi acidental e luta por justiça. A investigação está sendo conduzida por duas delegacias, a Delegacia Especializada na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DEDDICA) e a Delegacia Especializada no Adolescente (DEA).

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3