13 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍCIA Segunda-feira, 12 de Maio de 2025, 18:46 - A | A

12 de Maio de 2025, 18h:46 - A | A

POLÍCIA / OPERAÇÃO UNFOLLOW 2

Mais 3 faccionados são presos por vender drogas e extorquir comerciantes em MT

Ação foi realizada em cumprimento de mandados de prisão expedidos pela 5ª Vara Criminal de Sinop

Única News
Da Redação



A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (12) nas cidades de Sorriso e Sinop, a 397 e 500 Km de Cuiabá, respectivamente, a segunda fase da operação Unfollow, que investiga um grupo de faccionados do Comando Vermelho de Mato Grosso, responsáveis pelo controle do tráfico de drogas e extorsão de comerciantes das duas cidades, no norte do estado.

Na ação policial, três mandados de prisão expedidos 5ª Vara Criminal de Sinop pela foram cumpridos contra os três criminosos, dois deles de 18 anos e um de 25, que segundo as investigações, atuavam fortemente na promoção do grupo criminoso.

RELEMBRE: 

- Vida dupla: Influencer faccionado é preso em operação da PJC; drogas, armas e rádio comunicador são apreendidos

Influenciador vendia “proteção patrimonial” do Comando Vermelho e extorquia comerciantes em Sorriso

De acordo com a Polícia Civil, o primeiro suspeito, de 18 anos, foi detido em uma residência, localizada na Rua Peixoto de Azevedo, em Sorriso. Já o segundo criminoso, de 25 anos, acabou preso em uma boate da cidade. O terceiro alvo de mandado, também de 18 anos, no entanto, já cumpre pena por tráfico na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, o presídio “Ferrugem”, em Sinop.

A operação integra os trabalhos do programa ‘Tolerância Zero’, idealizado pelo Governo do Estado para combate à atuação de facções criminosas em MT.

Reprodução | Montagem

OPERAÇÃO UNFOLLOW - JEFFERSON.jpg

No detalhe, o influenciador digital Jefferson Ryan, alvo da primeira fase da operação.

PRIMEIRA FASE

Deflagrada em 28 de fevereiro deste ano, na primeira fase da operação, seis mandados judicias foram cumpridos contra o influenciador digital O influenciador digital Jefferson Ryan, da cidade de Sorriso, apontado nas investigações como proprietário de um perfil na rede social Instagram, onde ele extorquia comerciantes e divulgava os serviços de “proteção patrimonial” da facção.

O influenciador divulgava publicidades e vídeos de humor em seu perfil principal, com mais de 12 mil seguidores. Porém, a Polícia Civil descobriu a existência de um perfil paralelo atribuído ao suspeito, com 1,2 mil seguidores, onde ele divulgava postagens de apologia à facção e serviços de proteção da organização a pequenos comerciantes de Sorriso contra a prática de furtos, brigas e invasões.

“Você empresário ou dono (a) de empresas pequenas ou grandes que tenha interesse de cadastrar com ‘nois’ seu espaço para ‘nois tá’ cuidando e assim evitar roubos, brigas, transtornos deselegantes ‘nois vai tá’ dando o total apoio e atenção, Caso tenha interesse vem na minha direção [Sic.]", dizia uma das publicações do perfil.

Intitulado como ‘Gestão do Centro’, o perfil também divulgava eventos “protegidos” pela facção e alertava os frequentadores para evitarem tumultos e brigas nos locais, sob pena de “punição à altura” em caso de descumprimento das regras.

“Estamos aqui para passar a visão de que é proibido brigas, discussão tanto com os seguranças, tanto com quem frequenta os locais e estabelecimentos para curtir, nego tá achando que é brincadeira mais a hora que a cobrança chegar não reclamem [sic]”, dizia um dos Storys do perfil.

Além de promover os serviços da facção, de acordo com o delegado de Polícia Civil de Sorriso, Bruno França, o “influenciador” também usava o perfil paralelo para traficar drogas e extorquir comerciantes, sempre com publicações onde cobria seu rosto, a fim de não ser identificado.

“As publicações demonstram que ele aparentemente tem orgulho de integrar a organização criminosa, fazendo fotos ao lado de outros membros do grupo, postando regras e informativos da facção e incentivando a guerra entre grupos rivais”, pontuou.

Na casa do influenciador, foram apreendidas diversas porções de entorpecentes, balança de precisão e um rádio comunicador utilizado por membros de facção criminosa.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3