Christinny dos Santos
Única News
Mato Grosso registrou mais de 26.611 tentativas de fraude apenas em janeiro deste ano, segundo o indicador Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Com 7.003 golpes evitados a cada milhão de habitantes, o estado é terceiro no ranking de unidades federativas com maior taxa de fraudes tentadas.
Os tipos de fraudes considerados no levantamento do Serasa foram uso de cartões de crédito por terceiros ou cartões falsificados, pagamento de boleto falso ou Pix, phishing: comunicação fraudulenta que aparenta fonte confiável, entre outros. Este indicador é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados que envolve consultas a CPF e cálculo de probabilidade de fraude.
A frente de Mato Grosso no quesito taxa, que relaciona as tentativas de fraude e o número de habitantes, estão apenas Distrito Federal, com 8.604 ocorrências por milhão de habitantes e São Paulo, com 7.344 tentativas de golpe a cada milhão de paulistas.
Em todo o país, foram registradas 1,242 milhão de tentativas de fraudes, o maior volume registrado da série histórica do indicador. O setor de Bancos e Cartões foi o principal alvo dos golpistas, com 52,5% das diligências. Na sequência, apareceram os segmentos de Serviços (33,6%), Financeiras (6,4%), Telefonia (5,9%) e Varejo (1,5%).
Ao considerar apenas o total de tentavas de golpes, São Paulo lidera o número de tentativas de fraude, com 338.006 casos. Em seguida, Rio de Janeiro (115.547) e Minas Gerais (108.018), revelando que o Sudeste é a região em que mais são aplicadas tentativas de golpes no país.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3