24 de Março de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍCIA Terça-feira, 02 de Março de 2021, 07:49 - A | A

02 de Março de 2021, 07h:49 - A | A

POLÍCIA / GARIMPOS CLANDESTINOS

PF deflagra duas operações contra comércio ilegal de ouro, um dos grupos movimentou R$ 100 mi

Aline Almeida
Única News



Grupos que agiam no comércio ilegal de ouro, proveniente de garimpos clandestinos, foram desarticulados em duas operações da Polícia Federal, deflagradas nesta terça-feira (2). A Operação Ouro Sujo e a terceira fase da Operação Papagaio de Ouro ocorreram em cinco cidades, buscas foram feitas nos endereços dos suspeitos, 4 foram presos.

Operação Ouro Sujo ocorreu nas cidades de Pontes e Lacerda e Vila Bela de Santíssima Trindade. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária expedidos pela 5ª Vara Federal de Cuiabá/MT. O grupo investigado realizou movimentações financeiras suspeitas que atingiram o montante de R$ 100 milhões em menos de cinco anos. Em um dos casos, o investigado utilizou as contas bancárias de sua filha de nove anos de idade, para movimentar quase dez milhões de reais em dois anos.


A Polícia Federal busca arrecadar provas para aprofundar a investigação e apreender o patrimônio adquirido por meio do crime. A Justiça Federal também determinou o sequestro de imóveis e veículos, bloqueio de contas bancárias e até a suspensão das atividades de uma empresa que estaria atuando como se fosse uma instituição financeira clandestina em Pontes e Lacerda.

Na terceira fase da Operação Papagaio de Ouro. Cerca de 70 Policiais Federais cumpriram 13 mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária, na capital do estado e nos municípios de Várzea Grande, Pontes e Lacerda e Peixoto de Azevedo. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Cáceres.


Essa investigação é desdobramento da Operação Papagaio de Ouro que foi deflagrada em 2020 e prendeu os responsáveis por um garimpo clandestino em Nova Lacerda/MT, havendo suspeitas que tenham extraído e comercializado mais de uma tonelada de ouro de forma ilícita.


A terceira fase mira os responsáveis por adquirir ilegalmente o minério extraído desse garimpo. As investigações principiadas pela Polícia Federal apontam que o ouro ilegal seria “esquentado” através da mistura com o de procedência legal, dificultando o rastreio de sua origem.


Operação Papagaio de Ouro faz referência ao Córrego do Papagaio, local onde a investigação teve início, em que a Polícia Federal recebeu uma denúncia de que a área estava sendo poluída com os rejeitos de um garimpo ilegal.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3