Única News
Da Redação
Um servidor público de Várzea Grande, de 55 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante ontem, quinta-feira (28), com cerca de 150 kg de pescado ilegal no Distrito do Valo Verde, localizado na região metropolitana.
A apreensão foi feita em ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema). Segundo informações, o suspeito estaria a caminho da Feira do Porto, em Cuiabá, para entregar os peixes.
Conforme o boletim de ocorrência, a Sema teria comunicado o fato à Dema, que no local flagrou um veículo HB20 Sedan de cor branca. Foi dado sinal de parada, mas o veículo furou a barreira de fiscalização e empreendeu fuga, sendo que na perseguição o veículo perdeu o controle vindo a sair da estrada e adentrou no mato, batendo contra alguns arbustos.
Durante a abordagem, foi constatado que o condutor do veículo estava transportando pescados provenientes de pesca predatória. Os peixes eram das espécies Jauru, Pintado e Cachara, retirados de forma ilegal dos rios durante o período de piracema.
Os animais também apresentavam marcas de rede de pesca, um tipo de predatória proibida que possibilita a retirada de uma grande quantidade de peixes de uma só vez.
Ainda de acordo com a polícia, o pescado apreendido será periciado pela Dema, e se estiver em condições sanitárias adequadas, será destinado a instituições filantrópicas cadastradas.
O servidor foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos e ser autuado pelas medidas cabíveis. A Prefeitura de Várzea Grande informou que aguarda informações da Secretaria de Saúde para ver qual será o posicionamento.
A pesca amadora e profissional está proibida até o dia 31 de janeiro de 2021.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!