21 de Março de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2021, 11:18 - A | A

10 de Fevereiro de 2021, 11h:18 - A | A

POLÍTICA / 15 VOTOS A 7

Deputados derrubam veto do Governo e proíbem extinção da Empaer

Euziany Teodoro
Única News



Os deputados estaduais derrubaram o veto do governador Mauro Mendes (DEM) e conseguiram proibir a extinção do órgão, em caráter definitivo, sob a justificativa de seu relevante interesse social e econômico.

O Projeto de Lei Complementar 49/2020 é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB). Com parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) pela derrubada do veto, o projeto foi mantido por 15 votos a 7.

Na defesa de seu projeto, Wilson Santos reforçou que a Empaer representa os pequenos produtores e precisa ser mantida. “A Empaer precisa sobreviver e nós precisamos da generosidade do governo de encontrarmos uma saída legal, sendo transformando-a num instituto ou outra personalidade jurídica, mas os pequenos não podem ficar sem assistência”, defendeu.

Já Dilmar dal Bosco, líder do Governo na Assembleia, pediu que os deputados mantivessem o veto e continuassem lutando pela Empaer de outra maneira. “peço que mantenham o veto devido ao vício de iniciativa, devido á inconstitucionalidade, e o trabalho continua da mesma maneira, a gente defendendo como sempre fizemos, reunindo com o próprio governador”, disse, no entanto, foi voto vencido.

Pelo projeto, caberá à Empaer ser protegida por legislação específica e buscar sua autonomia orçamentária e financeira por meio de serviços e de pesquisa agrícola.

Hoje a Empaer é uma empresa pública do Estado de Mato Grosso, com personalidade jurídica instituída pela Lei Complementar nº 461 de 28 de Dezembro 2011 e vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

A Empaer trabalha ao lado dos agricultores familiares, incentivando boas práticas rurais e difundindo novas tecnologias para gerar e garantir o desenvolvimento econômico, social e ambiental da família rural.

O projeto, agora, segue para sanção do Governo do Estado. No entanto, Mauro Mendes pode judicializar a questão.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia

Melvin Martins. 10/02/2021

O Bem,sempre irá sob por, o mau. O governador.Mauro Mendes, estava cometendo um grande erro, contra esse órgão. Parabéns aos Nobres Deputados comandado pelo Iluminado Depois.Wilson Santos. O mau existe ,mas Deus é infinitamente maior. Os agricultores familiares agradecem.

positivo
0
negativo
1

LUIZ ALBERTO DE SILVA 10/02/2021

Parabéns aos deputados que visualizaram a importância dos serviços relevantes da Empaer e a mantiveram viva. Agora tem se que buscar meios dela ser autônoma através de cintribuicoes municipais estaduais e federais. Com planejamento e projetos objetivos.

positivo
0
negativo
1

Eliel Ferreira Porto 10/02/2021

Prevaleceu o lôgico que o agricultor familiar possa continuar recebendo assistência técnica em sua missão de produzir alimentos.

positivo
0
negativo
1

3 comentários