Abraão Ribeiro
Única News
Em uma atitude nunca vista antes na política brasileira, o município de Sorriso (420 km de Cuiabá) vai realizar a posse do prefeito, seu vice e vereadores no próximo dia 29 de dezembro, e não no dia 1º de janeiro, como é feito tradicionalmente.
Ontem, segunda-feira (21), o prefeito reeleito Ari Lafin (PSDB), o vice-prefeito Professor Gerson (MDB) e os parlamentares eleitos no dia 15 de novembro, nas eleições 2020, se reuniram e decidiram antecipar a posse para a próxima terça-feira (29) por conta da pandemia do novo coronavírus.
A solenidade será realizada na Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pela internet e sem a presença do público, para evitar aglomerações. Segundo informações, a tradicional posse no dia 1º de janeiro estava marcada para acontecer no centro de eventos do município, com a expectativa de receber ao menos 1,5 mil pessoas.
As autoridades justificaram que agora um evento desse porte é inviável por conta da segunda onda de Covid-19.
“Devido à pandemia do coronavírus que tem retomado força no país em uma segunda onda, decidiu-se em conjunto pela realização de uma cerimônia no próprio Plenário da Câmara com a posse e juramento dos parlamentares eleitos, prefeito e vice, de portas fechadas, e não será permitida a presença do público e os diplomados não poderão levar acompanhantes”, afirmou o atual presidente do Legislativo Sorrisiense, vereador Claudio Oliveira (PL).
Ainda de acordo com a assessoria, a eleição da mesa diretora para o biênio 2021/22 será no mesmo dia e também transmitida online pelas redes sociais da Prefeitura e da Câmara, conjuntamente.
POSSE NO DIA 1º DE JANEIRO
No site do Senado Federal é possível encontrar uma notícia de julho deste ano que trata do adiamento das eleições e mudança de calendário por conta da pandemia, mas é confirmado que posse deve ser realizada de 1º de janeiro.
"Com o adiamento das eleições municipais deste ano por 42 dias, de outubro para novembro, várias datas do calendário eleitoral também sofreram alterações. As convenções partidárias, por exemplo, que deveriam acontecer de 20 de julho a 5 de agosto, passaram para o período que foi de 31 de agosto a 16 de setembro. Já o prazo final para o registro de candidaturas, 15 de agosto, passou para 26 de setembro.
Porém, a data de posse dos prefeitos eleitos, 1º de janeiro de 2021, permanece inalterada. O relator da PEC 18/2020, que deu origem à Emenda Constitucional 107, promulgada no dia 2 de julho, entendeu que a prioridade agora é "a luta para salvar vidas", no momento em que o mundo enfrenta a pandemia de covid-19."
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3