Cuiabá, 24 de Janeiro de 2021

POLÍTICA MT
Domingo, 15 de Novembro de 2020, 15h:05

PARTICIPAÇÃO JOVEM NAS ELEIÇÕES

Estudante de psicologia votará pela primeira vez e diz estar "entusiasmada"

Vithória Sampaio
Única News

Foto: Arquivo pessoal

Desde março de 1988 os jovens de 16 e 17 anos são autorizados a votar. No entanto, há jovens que preferem completar os 18 anos para votar pela primeira vez, quando se torna obrigatório, ou até mesmo aqueles que não tiveram oportunidade por não ter tido eleição anteriormente.

Esse é o caso da Maria Luiza Pereira, de 18 anos, que aguardou alcançar a maior idade para votar.

Poder escolher os representantes da sua cidade e estado foi uma conquista alcançada pelas entidades União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Brasileira dos Estudantes (UNE). A vitória veio com uma emenda aprovada pelos deputados constituintes com 355 votos, ante 98 contrários e 38 abstenções.

Em conversa ao site Única News, Maria Luiza disse que está bastante entusiasmada em poder votar pela primeira vez.

Cursando o primeiro ano de Psicologia, a jovem não votou antes por falta de oportunidade, já que desde que completou 16 anos, não teve nenhuma eleição.

"Eu estou com boa expectativa, já que é a primeira vez que participo disso diretamente. É bem diferente do que só ver na TV ou escutar as pessoas comentando. Agora eu posso escolher também", comemora Maria.

Para a universitária, as eleições são de extrema importância, já que nela pode-se escolher o futuro do cidadão. Ela disse que não deixou de analisar as melhores propostas para escolher o candidato que a represente nos próximos quatro anos.

"Não podemos prever o futuro, então cabe a nós torcer para que tudo melhore e escolher quem achamos que fará o certo. Analisei alguns candidatos e suas propostas de melhorias na saúde, na reforma de instalações precárias, investimento maior na educação e em escolas", pontuou.

Segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Mato Grosso mais de um milhão de jovens, entre 16 a 18 anos, devem votar nesse domingo (15).

Apesar da biometria ter sido obrigatória, nessa eleição, devido a pandemia da Covid-19, não haverá identificação biométrica. Portanto, será necessário apenas um documento oficial com foto para o eleitor votar.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE