Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2020, 18:34 - A | A

21 de Dezembro de 2020, 18h:34 - A | A

POLÍTICA / VEJA OS BENEFÍCIOS

Implantação do BRT traz arborização e ciclovia à Capital

Claryssa Amorim
Única News



Ao apresentar o projeto do novo modal para Cuiabá e Várzea Grande, o governador Mauro Mendes (DEM) disse que o BRT trará diversos benefícios à Capital, como arborização e criação de ciclovia.

Durante a entrevista, Mendes apresentou o projeto de como ficará as avenidas de Cuiabá com o novo modal.

A arborização está prevista para ser feita na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), sendo que é uma das avenidas principais do trajeto do modal.

Outra vantagem é a implantação de um parque linear na Capital, o que não seria possível com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

O custo para a conclusão da obra será de R$ 430 milhões, com a aquisição de 54 ônibus. O edital de licitação deve ser publicado já em maio de 2021, enquanto o VLT conseguiria somente em junho de 2022, devido a processos jurídicos.

O BRT funcionará com eletricidade, sendo bateria recarregável, com o tempo de implantação do modal em 24 meses.

Veja o quadro com as diferenças: BRT X VLT

Confira o comparativo:

Atributos

BRT

VLT

Matriz energética

Eletricidade (bateria recarregável)

Eletricidade (cabos aparentes – catenárias)

Tarifa (exclusivamente do modal)

R$ 3,04

R$ 5,28

Custos para conclusão da obra

R$ 430 milhões (com aquisição de 54 ônibus elétricos)

R$ 763 milhões

Tempo de Implantação

24 meses (ordem de serviço)

48 meses (incluída a preparação da PPP)

Possibilidade de Ampliação da Rede

Fácil

Difícil

Ruídos

Baixo

Baixo

Climatização dos veículos

Sim

Sim

Velocidade

25,02 km/h

21,30 km/h

Número de integrações para o passageiro

Menor

Maior

Número de veículos

54 (incluído 4 reservas)

29 (incluído 3 reservas)

Impacto visual

Zero              

Alto (catenárias expostas)

Compartilhamento da infraestrutura pelos demais ônibus

Possível

Impossível

Compartilhamento da infraestrutura por veículos de segurança e saúde

Possível

Impossível

Acessibilidade

Sim

Sim

Número de passageiros transportados/dia

155.181

118.185

Conflito Regulatório (entre os municípios e o Estado e entre os operadores)

Baixo

Alto

Arborização (CPA, Fernando Correa)

Possível (criação de Parque Linear)

Impossível

Implantação de Ciclovia

Possível (av. do CPA)

Impossível

Forma de Contratação

Licitação da obra e dos veículos

Imbróglio para contratação da fabricante dos trens (declarada inidônea pelo Governo do Estado e mantida pelo Poder Judiciário)

Terminais Climatizados

Sim

Sim

Tempo para Publicação de Edital de Licitação das Obras

Maio/2021

Junho/2022

Impacto no Trânsito

Menor

Maior

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