Claryssa Amorim
Única News
Ao apresentar o projeto do novo modal para Cuiabá e Várzea Grande, o governador Mauro Mendes (DEM) disse que o BRT trará diversos benefícios à Capital, como arborização e criação de ciclovia.
Durante a entrevista, Mendes apresentou o projeto de como ficará as avenidas de Cuiabá com o novo modal.
A arborização está prevista para ser feita na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), sendo que é uma das avenidas principais do trajeto do modal.
Outra vantagem é a implantação de um parque linear na Capital, o que não seria possível com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
O custo para a conclusão da obra será de R$ 430 milhões, com a aquisição de 54 ônibus. O edital de licitação deve ser publicado já em maio de 2021, enquanto o VLT conseguiria somente em junho de 2022, devido a processos jurídicos.
O BRT funcionará com eletricidade, sendo bateria recarregável, com o tempo de implantação do modal em 24 meses.
Veja o quadro com as diferenças: BRT X VLT
Confira o comparativo:
Atributos | BRT | VLT |
Matriz energética | Eletricidade (bateria recarregável) | Eletricidade (cabos aparentes – catenárias) |
Tarifa (exclusivamente do modal) | R$ 3,04 | R$ 5,28 |
Custos para conclusão da obra | R$ 430 milhões (com aquisição de 54 ônibus elétricos) | R$ 763 milhões |
Tempo de Implantação | 24 meses (ordem de serviço) | 48 meses (incluída a preparação da PPP) |
Possibilidade de Ampliação da Rede | Fácil | Difícil |
Ruídos | Baixo | Baixo |
Climatização dos veículos | Sim | Sim |
Velocidade | 25,02 km/h | 21,30 km/h |
Número de integrações para o passageiro | Menor | Maior |
Número de veículos | 54 (incluído 4 reservas) | 29 (incluído 3 reservas) |
Impacto visual | Zero | Alto (catenárias expostas) |
Compartilhamento da infraestrutura pelos demais ônibus | Possível | Impossível |
Compartilhamento da infraestrutura por veículos de segurança e saúde | Possível | Impossível |
Acessibilidade | Sim | Sim |
Número de passageiros transportados/dia | 155.181 | 118.185 |
Conflito Regulatório (entre os municípios e o Estado e entre os operadores) | Baixo | Alto |
Arborização (CPA, Fernando Correa) | Possível (criação de Parque Linear) | Impossível |
Implantação de Ciclovia | Possível (av. do CPA) | Impossível |
Forma de Contratação | Licitação da obra e dos veículos | Imbróglio para contratação da fabricante dos trens (declarada inidônea pelo Governo do Estado e mantida pelo Poder Judiciário) |
Terminais Climatizados | Sim | Sim |
Tempo para Publicação de Edital de Licitação das Obras | Maio/2021 | Junho/2022 |
Impacto no Trânsito | Menor | Maior |
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