Edy Santiago
Única News
O deputado estadual Allan Kardec disse que o Partido Democrático Trabalhista (PDT), onde ele faz parte, vai se reunir no próximo mês para definir as candidaturas das eleições 2022. Segundo ele, a legenda já tem uma chapa montada para a Câmara Federal. Mas adiantou que ainda precisam decidir a candidatura ao Senado e ao executivo estadual. Além das chapas, o apoio ao governador Mauro Mendes (DEM) também será avaliado entre os participantes da sigla. Lá eles vão definir se seguem na base do governo ou se saem.
O encontro deve acontecer no dia 18 de junho, no Hotel Fazenda, em Cuiabá, a partir das 18h30. A programação deve receber os nove prefeitos da legenda, oito vice-prefeitos e 62 vereadores, além dos secretários municipais que fazem parte do partido.
"Vamos estar tratando da composição da chapa federal, estadual e sondagem de nomes para a disputa da majoritária. Tanto do governo, quanto a Senado. Quadros que a gente possa estar contando em uma possível composição ou em uma possível disputa", explicou o parlamentar.
Kardec disse que o partido tem uma chapa "bem avançada" para a Câmara Federal. "Com o Maestro Fabrício Carvalho, [o vereador] Icaro Reveles em Várzea Grande, o vereador Lilo Pinheiro em Cuiabá. Jusci Ribeiro, que é da Eletronorte, do Programa Luz para Todos, que já foi suplente a Deputada Federal. Temos o Ernando Cardoso lá em Porto Alegre do Norte que foi [candidato a] suplente do Senado, junto do Euclides. Temos o Eduardo Capistrano em Diamantino, que foi um exemplo de prefeito. Perdeu a eleição por 300 votos, mas, avaliado muito bem. Temos o vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marcio Pandolfi, que é um brizolista convicto há mais de 20 anos dentro do PDT. Temos ainda o Celso Henrique que foi na eleição passada, o vereaodor proporcionalmente mais votado do pais, alcançando mais de 3.200 votos em Guarantã do Norte. Disputou uma eleição dura com o prefeito em reeleição e perdeu por menos de 300 votos. Com quase votos dentro de Guarantã do Norte, vem para a disputa também", assegurou.
Além desse grupo, o pedetista garantiu que o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Sílvio Fidelis "já bateu o martelo" e vai se filiar ao PDT "para fazer disputa". Também comentou que o grupo está sondando o Euclides, que se candidatou ao Senado na última eleição e doutora Natasha Slhessarenko que ainda não definiu seu partido.
Vale lembrar que esses dois últimos nomes são cortejados também pelo MDB.
Allan disse que sabe que a médica "está sendo assediada", mas afirmou que "ela tem o perfil do campo popular. É de centro esquerda e vai ficar aí na decisão entre o PSB e o PDT, pelo debate que eu tive com ela", assegurou.
Segundo Allan, o partido também está contando com uma renovação em Rondonópolis, já que o prefeito José Carlos do Pátio que atualmente pertence ao Solidariedade, pretende se filiar ao PDT. "Ele tem algumas parcerias com o partido. Fizemos um convite para que ele venha para o PDT, inclusive para o seu filho, o Carlos", comentou o deputado.
O parlamentar também comentou que o encontro servirá para debater a continuidade do partido na base do Governo. "Nós vamos antecipar esse debate até porque a partir de junho, nós temos um ano para a composição da chapa para de federal e de vice para o ano que vem. Então acho que está na hora de começar esse debate", explicou.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!