Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021, 15:10 - A | A

25 de Fevereiro de 2021, 15h:10 - A | A

POLÍTICA / CÂMARA DE CUIABÁ

Projeto de Lei prevê que cinemas realizem sessões adaptadas para autistas

Única News
(Com assessoria)



Projeto de lei apresentado pela vereadora Michelly Alencar (DEM) prevê que cinemas de Cuiabá realizem sessões adaptadas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A vereadora defendeu o projeto na sessão ordinária desta quinta-feira (25.02) e pediu apoio dos outros parlamentares para a causa.

Conforme o projeto, os cinemas serão obrigados a reservar uma sessão mensal com adaptações para esse público. Não poderá ser exibido comercial, a iluminação na sala será mantida ligada e o som reduzido para não causar desconforto aos autistas.

As crianças, adolescentes e seus familiares terão acesso irrestrito à sala, podendo entrar e sair ao longo da sessão sempre que desejarem. Os filmes exibidos serão apropriados à faixa etária do público.

“A hiperatividade, a sensibilidade auditiva e visual, a dificuldade de concentração e a necessidade de permanecer sentado por longo período torna uma sessão convencional de cinema para essas pessoas um desafio. A presente proposição tem como finalidade garantir à criança e adolescente autista a oportunidade de ir ao cinema, assegurando assim sua inclusão social”, justificou a vereadora.

A vereadora explicou que conversou com membros da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) para ouvir as demandas e que o projeto proposto tem apoio das pessoas ligadas a causa.

Na justificativa, a vereadora ainda ressaltou que a pessoa com transtorno de espectro autista é considerada pessoa com deficiência pela lei 12.764/2012 e que, portanto, o tema diz respeito à proteção e à integração social dessas pessoas, conforme a Constituição Federal.

“Não há dúvida de que a matéria é relevante para a sociedade por relacionar-se com a saúde, a proteção e a integração social das pessoas com deficiência, valores intimamente atrelados à dignidade da pessoa, um dos fundamentos da Constituição”, justificou no projeto.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia