Da Redação
Gcom-MT
Depois da decisão de reverter a prisão do empresário Giovanni Guizardi, na última quarta-feira, 30, preso em maio na Operação Rêmora por esquema na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) - assinada pela juíza Selma Arruda, da Sétima Vara Criminal -, o Governo do Estado largou uma nota no dia seguinte, na quinta-feira,()1). Após a confissão de Giovanni, por meio de delação premiada, revelando ao Ministério Público Estadual (MPE) que era o "gestor" do esquema de cobrança de propinas de empreiteiros que queriam participar de lciitações de obras da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).
E, sobretudo, por que o esquema tinha o objetivo de compensar o investimento de R$ 10 milhões do empresário Alan Malouf gasto, como doação, à campanha de Taques, em 2014, para o governo do Estado, na época fialiado ao PDT e hoje ao PSDB.
Ainda segundo o depoimento, o esquema ganhou 'musculatura' em 2015 quando então foi convidado à fazer parte do esquema por Alan Malouf, dado a proximidade com o empresário por ser casado com sua prima.
Por meio da nota, o chefe do Executivo estadual, Pedro Taques (PSDB) esclarece que tomou as medidas que lhe competiam - quando da deflagração da Operação Rêmora (que apura supostos crimes contra o patrimônio público na Seduc. E que exonerou e/ou afastou todos os servidores públicos denunciados.
Sem esquecer de mencionar o afastamento di cargo do ex-secretário de Educação, Permínio Pinto, preso na segunda fase da Rêmora, no dia 20 de julho.Lembrando que a medida do governo revela, por si só, a postura firme de Taques e de seu governo no combate à corrupção e na apuração de qualquer denúncia que envolva atos de improbidade no âmbito do Governo de Mato Grosso;
Na nota, homologada pela Justiça, o governador ainda lamenta o envolvimento de seu nome no caso, refutando com veemência qualquer tentativa de envolvê-lo em qualquer ato ilegal, uma vez que jamais tratou com quem quer seja de nenhum assunto relacionado à investigação.
Lamentando, sobretudo, que pessoas do seu convívio pessoal, político ou partidário possam estar envolvidas em malfeitos, reiterando seu entendimento de que ninguém está acima da lei. E que seu apoio à investigação provará, ao final, sua isenção no processo. Lembranmdo, inclusive, que a prestação de contas da sua campanha eleitoral de 2014 foi aprovada sem ressalvas pela Justiça Eleitoral e que, por essa razão, repudia toda e qualquer tentativa de envolvê-lo em qualquer ato ilegal, prática que ele sempre combateu ao longo da sua vida, especialmente nos 15 anos nos quais atuou como Procurador da República.
Confira a nota na íntegra:
O governador Pedro Taques tomou as medidas que lhe competiam - quando da deflagração da Operação Rêmora (que apura eventuais crimes contra o patrimônio público na Secretaria de Estado de Educação - Seduc) -, exonerando e/ou afastando todos os servidores públicos denunciados, inclusive o ex-secretário de Educação. Tal medida, por si só, demonstra a firmeza do governador e do Governo no combate à corrupção e na apuração de qualquer denúncia que envolva atos de improbidade no âmbito do Governo do Estado de Mato Grosso;
O governador lamenta o envolvimento de seu nome no caso, refuta com veemência qualquer tentativa de envolve-lo em qualquer ato ilegal, uma vez que jamais tratou com quem quer seja de nenhum assunto relacionado à investigação;
Pedro Taques lamenta, ainda, que pessoas do seu convívio pessoal, político ou partidário possam estar envolvidas em malfeitos, e reitera seu entendimento de que ninguém está acima da lei e apoia investigação para que, ao final, comprovados os fatos denunciados, todos os envolvidos sejam punidos com o rigor da lei.
O governador reitera o que já disse em outras situações, de que a prestação de contas da sua campanha eleitoral de 2014 foram aprovadas sem ressalvas pela Justiça Eleitoral, e que por essa razão, repudia toda e qualquer tentativa de envolvê-lo em qualquer ato ilegal, prática que ele sempre combateu ao longo da sua vida, especialmente nos 15 anos nos quais atuou como Procurador da República.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!