Cuiabá, 17 de Junho de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024, 07:15 - A | A

10 de Janeiro de 2024, 07h:15 - A | A

POLÍTICA / DESENVOLVIMENTO

TCE e AMM selam parceria para combater desigualdades regionais

Da Redação
Única News



Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

leonardo bortolin e sérgio ricardo.jpg

 

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, enfatizou hoje (09), durante visita a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que o combate as desigualdades regionais será foco de sua gestão nos próximos dois anos. Em reunião com o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, foi reforçada a parceria entre as duas instituições para atuar conjuntamente como agentes do desenvolvimento estadual. 

“Mato Grosso tem ilhas de prosperidade, mas tem ilhas de pobreza. Temos municípios riquíssimos e queremos que eles enriqueçam ainda mais, mas nós temos municípios em total dificuldade. O último censo do IBGE nos mostra que 51 municípios perderam população. As pessoas foram embora em busca de estudo, de qualidade de vida. Além disso, dos 3.6 milhões de habitantes, quase 1 milhão está inscrito em programas de auxílio do governo federal, então nós temos um desequilíbrio e essa balança precisa se equilibrar”, disse o presidente do TCE-MT. 

Sérgio Ricardo explicou que o tribunal está empenhando toda sua capacidade técnica e força de trabalho para ajudar os municípios, e destacou a realização do projeto TCE em Movimento - Desenvolvimento e Sustentabilidade, que debaterá soluções para a melhora nos índices econômicos e sociais dos municípios mais fragilizados do estado, iniciando pela cidade de Araguainha, o menor município de Mato Grosso, além outros sete municípios da região. Esta será a primeira de uma série de visitas técnicas que acontecerão em localidades estratégicas.

“Esse grande encontro não é apenas sobre Araguainha, é sobre a questão das desigualdades regionais. Então a gente vai lançar um projeto no menor município do estado e a partir de lá discutir Mato Grosso como um todo. Uma instituição forte que queremos ao nosso lado é a AMM, porque ela agrega todos os municípios e discute suas situações. Estou conselheiro e estou presidente do Tribunal, mas antes de tudo eu sou mato-grossense. Eu quero ver o meu Mato Grosso melhor, mais igual para todos”, disse o conselheiro. 

Para o presidente da Associação, Leonardo Bortolin, a visita de Sérgio Ricardo simboliza a aproximação do TCE-MT com os municípios. “Isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. Esse é um momento muito importante para a história do estado, selado pelo início do mandato tanto nosso da diretoria, quanto da presidência do TCE”, pontuou. 

Leonardo reforçou ainda que o direcionamento da atual diretoria da Associação vai ao encontro da proposta do presidente do TCE-MT. “Com certeza nós temos que trabalhar pela equidade de condições, para fazer com que o estado cresça mais e cresça diminuindo as desigualdades. É aí que está a importância dessa parceria, voltada ao desenvolvimento de políticas públicas, à orientação técnica permanente e à elaboração de projetos para captação de recursos”, completou. 

Neste sentido, o conselheiro presidente sugeriu um convênio para fomentar o intercâmbio de informações entre as duas instituições, especialmente relacionadas à gestão de projetos e capacitação contínua de servidores dos 142 municípios mato-grossenses.  “Vamos buscar soluções e fazer com que o resultado dessa interação se transforme em política de estado para os governos, tanto os de agora quanto os que virão. Entendo que, com todos caminhando juntos, discutindo juntos e focando nas soluções, nós vamos ter um estado melhor”, concluiu Sérgio Ricardo.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia