Cuiabá, 15 de Setembro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2022, 14:11 - A | A

16 de Fevereiro de 2022, 14h:11 - A | A

POLÍTICA / COMBATER FURTOS

Vereador quer substituir tampas de ferro por plástico reciclável de bueiros em Cuiabá

Marcella Magalhães
Única News



A proposta de substituição das tampas de ferro por plástico reciclável de bueiros em Cuiabá foi apresentada, através do Projeto de Lei (PL) na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (15), pelo vereador Sargento Vidal (Pros). Segurança e eliminar furto das tampas de ferro são as principais finalidades, disse o Sargento ao Única News, nesta quarta-feira (16).

Conforme várias ocorrências, a corrida pelas tampas de bueiros se explica pela alta do quilo do ferro, que ultrapassou o velho conhecido cobre, e revela que existe uma engrenagem daquele que furta ao comerciante que compra.

O material indicado para essa substituição, de acordo com o vereador que falou ao Única News, é de plástico reciclável, que já foram testados em São Paulo e Rio de Janeiro, e que segundo Vidal é 60% mais leve do que os de ferro, além da economia ao poder público.

Vidal explica que o projeto visa a segurança dos motociclistas, que são os que mais sofrem acidentes com bueiros sem tampas na Capital e piora no período de chuva devido aos alagamentos nas ruas e falta de visibilidade.

"Sem as tampas, os motoristas e motociclistas ficam mais vulneráveis a acidentes, que podem trazer graves consequências não só materiais como física e a realidade está nas ruas e é vivenciada diariamente. Essa tampa é geralmente vendida por mixaria para provavelmente adquirirem drogas e outros”, afirmou.

Além disso, o vereador pontuou que o projeto vai trazer uma economia muito grande para Prefeitura e também ajudará no que é mais importante que é “parar de ter pessoas caindo em bueiros”.

Plásticos na fabricação de tampas de bueiro e bocas de lobo

As peças injetadas utilizam matéria prima reciclada proveniente de embalagens de detergentes, amaciantes e desodorante, entre outros descartáveis. As grelhas de plástico funcionam da mesma forma que as de ferro e suportam uma pressão de 25 toneladas. Para ter a resistência necessária para sua aplicação, as peças são fabricadas com uma espessura maior quando comparada com os objetos feito em ferro fundido.

Além das propriedades físicas necessárias para aplicação, as grelhas de plásticos possuem 60% menos peso quando comparadas com as peças feitas em ferro fundido, o que melhora as condições de manuseio e transporte. Têm um melhor custo benefício, podem ser produzidas em larga escala com dimensões, formato e cor pretendida pelo cliente.

O Instituto de Pesquisa Tecnológica Federal de São Carlos (UFSCar) realizou ensaios de dureza e resistência com o material, comprovando sua eficácia.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia