Kamila Arruda
Única News
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), afirma que recebe ameças e tentativa de invasões virtuais desde que assumiu o comando do Palácio Alencastro e, por isso, optou por reforçar a sua segurança e de sua família. Na semana passada, foi aprovada na Câmara de Cuiabá um projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o uso de escolta pessoal para ele, sua esposa, a vereadora e primeira-dama Samantha Iris (PL), e os dois filhos do casal.
“A quantidade de empresas, quantidade de pessoas que eu tenho enfrentado, de situações que temos enfrentado, eu não posso brincar com a minha segurança, dos meus filhos e da minha esposa. Não vou deixar minha família em risco”, justificou.
O projeto em questão altera uma legislação já vigente, ampliando a atuação de policiais militares lotados na Secretaria Municipal de Segurança Pública, para a segurança pessoal do prefeito, da vice-prefeita e proteção seus familiares em linha reta de primeiro grau. A nova norma foi publicada no Diário Oficial de 30 de abril e modifica a Lei nº 5.807, de 2014.
Com a mudança, militares vinculados ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) poderão ser designados para esse serviço por até 8 horas diárias e 120 horas mensais, sempre que houver necessidade.
A justificativa apresentada é o reforço à segurança institucional após a criação da Secretaria Municipal de Segurança, prevista na Lei Complementar nº 555/2025.
Abílio afirma que sentiu a necessidade de reforçar a sua segurança após ser alvo de várias tentativas de ataques cibernéticos, além d e outras ameaças. Segundo ele, com a nova lei, toda essa questão é trata pelo GSI e reportadas aos órgãos da segurança pública.
“As ameaças são monitoradas, observadas, nem sempre a gente faz boletim de ocorrência para não ficar banalizando instrumento. Tem uma equipe chamada GSI que observa esses detalhes, tem muitas tentativas invasão no celular, clonar whats, tem tentativa de aparecer em frentes as câmeras em momento ou outro. Então, a gente sabe com quem a gente está lidando e eu não vou fragilizar minha segurança por cota de uma narrativa política”, finalizou.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3