01 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 21 de Abril de 2025, 13:55 - A | A

21 de Abril de 2025, 13h:55 - A | A

POLÍTICA / “PAPA DOS INVISÍVEIS”

Autoridades de MT lamentam morte do Papa Francisco: “exemplo de compaixão, coragem e acolhimento”

Fred Moraes
Única News



A morte do Papa Francisco às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21) repercute na política mato-grossense. Durante toda a manhã, diversos agentes públicos prestaram homenagens ao primeiro papa latino-americano da história que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, baseado no legado de humildade e empatia.

O governador Mauro Mendes (União Brasil) usou o Instagram para se despedir do papa.  Usando uma foto que Francisco para dando um rindo tímido, o governador escreveu que Francisco será lembrado pelo resto da história como “figura de extrema humildade e empatia”.

“Hoje o mundo se despede de uma figura que marcou seu tempo com humildade e empatia. Papa Francisco mostrou aos cristãos e não-cristãos um legado de simplicidade e amor ao próximo. Que descanse em paz e possa ser acolhido pelo nosso Senhor”, escreveu.

A primeira-dama Virginia Mendes definiu Papa Francisco não só como um grande líder religioso e sim, um exemplo de compaixão e de coragem. Virginia garante que a Igreja Católica é outra após todo o tempo com Francisco e que ele deixará um legado imortal.

“Hoje o mundo se despede de um homem que marcou a história com sua fé viva, sua simplicidade e seu amor incondicional pelos mais humildes. O Papa Francisco não foi apenas um líder religioso, mas um verdadeiro exemplo de compaixão, coragem e acolhimento. Ele sempre olhou com ternura para as mulheres, certa vez ele disse: "A mulher é a harmonia do mundo. Sem a mulher não há harmonia"; e sempre teve um carrinho especial e amoroso as crianças e com os que mais sofrem. Suas palavras e gestos tocaram corações, romperam muros e abriram caminhos de esperança. Papa Francisco revolucionou a Igreja e deixa seu legado de resiliência e sabedoria”, lamentou Virginia.

Já o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB), afirmou o reinado de Francisco reforçava o amor de Deus em sua essência e conseguiu ultrapassar barreiras, alcançado corações até fora do catolicismo pela defesa dos menos favorecidos”.

“Hoje o mundo se despede de uma das maiores lideranças espirituais de nosso tempo. O Papa Francisco deixa um legado marcado pelo amor ao próximo, pela simplicidade e pelo incansável chamado à paz. Francisco nos reforçou que um dos verdadeiros sentidos do amor de Deus está na misericórdia. Um Papa que caminhou entre as pessoas, tocando corações com gestos concretos e palavras firmes, sempre em defesa da dignidade humana. Sou católico, mas independentemente de crença ou ideologia, a figura do Papa transcendeu fronteiras e dialogou com o mundo inteiro.Que o exemplo do Papa Francisco continue a inspirar lideranças e fiéis em todo o mundo e que Deus o receba em sua infinita bondade. Descanse em paz, Papa Francisco”, disse o presidente da Assembleia.

A deputada Janaina Riva (MDB) também prestou homenagens ao líder católico afirmando que o papa se destaca na história da igreja católica como o papa dos invisíveis, justamente por ter uma preocupação grande com “invisíveis”.

“Ele foi exemplo vivo de humildade e amor. O primeiro papa latino-americano deixa um legado de empatia e preocupação com os "invisíveis". Obrigada Papa Francisco, que Jesus o receba em seus braços!”, concluiu.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, por meio de nota, lamentaram a morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), e manifestaram solidariedade à comunidade católica, especialmente aos fiéis da capital mato-grossense.

“Externo meus sentimentos, ciente de que o Papa cumpriu um importante trabalho e deixou seu legado aos seus seguidores”, afirma o prefeito Abilio Brunini.

 

Relembre a trajetória do papa:

  • Francisco foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia.
  • Jorge Bergoglio nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, filho de imigrantes italianos.
  • Formado em química, decidiu seguir a vida sacerdotal aos 20 anos, em 1958.
  • Papa Francisco lecionou na Faculdade de São Miguel e obteve doutorado em teologia pela Universidade de Freiburg, na Alemanha.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia