23 de Janeiro de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024, 07:40 - A | A

14 de Novembro de 2024, 07h:40 - A | A

POLÍTICA / ELEIÇÕES 2026

Balbinotti não teme nomes de peso na disputa ao governo de MT: "Quanto mais, melhor"

Empresário diz que não tem medo de encarar grandes nomes da política de MT na disputa ao Governo do Estado.

Ari Miranda
Fred Moraes
Única News



Durante visita a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o empresário e produtor rural Odílio Balbinotti Filho, pretenso candidato ao governo do Estado nas eleições de 2026, disse não temer grandes nomes da política estadual em sua estreia na política.

Conhecido como o "rei das sementes", o nome do empresário ganhou destaque nas eleições deste ano, após ele despontar como o maior doador para campanhas eleitorais de amigos e aliados candidatos na disputa a prefeitos e vereadores no estado. Com a projeção, veio também o desejo de ingressar na vida pública.

Em conversa com a imprensa nessa quarta-feira (13), Balbinotti, que tem alinhamento político de direita e ainda não é filiado a nenhum partido, disse que pretende se filiar ao Partido Liberal (PL), garantindo ainda que já tem data marcada para pedir a "bênção" do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é presidente de honra do partido.

“A filiação ao PL depende de conversas, de diálogo. (...) Ainda não conversei [com o ex-presidente Jair Bolsonaro], tô marcado pra ir lá conversar com ele e falar que eu tenho essa disposição, por que ele é o nosso grande líder e tem que ter a concordância dele”, disse.

“Eu acho que tudo tem um momento certo, e não é agora. Vai ter um momento pra gen te realmente fazer essa reflexão”, prosseguiu.

Acompanhado do deputado estadual e prefeito eleito de Rondonópolis (218 Km de Cuiabá), Cláudio Ferreira (PL), Odílio disse que não teme enfrentar grandes nomes em uma disputa ao Governo de Mato Grosso; a primeira delas internamente no partido, com o senador Wellington Fagundes, que assim como Balbinotti, também demonstrou interesse em disputar a chefia do Palácio Paiaguás em 2026.

Todavia, Odílio garantiu que não ‘forçará a barra’ para tentar emplacar sua candidatura.

"[O Wellington é] um grande nome, está no PL já há muito tempo e também tá se colocando à disposição pra uma candidatura. Eu acho que quanto mais pessoas se colocarem a disposição, melhor pro estado”, asseverou.

“O PL aos poucos vai construir essa candidatura, e aquela que for mais viável é que vai prevalecer. Isso é normal e faz parte da democracia. Eu acho que está muito cedo, ainda temos dois anos pela frente”, lembrou.

Questionado sobre uma possível “aliança de direita” com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que também é apontado como pretenso candidato ao Governo de MT em 2026, e ele ir à disputa como vice de Piveta no pleito, Balbinotti disse conhecer Pivetta, porém evitou falar sobre a possibilidade da parceria , afirmando que sua principal preocupação no momento está em alicerçar sua pretensa candidatura ao Governo estadual.

“Eu acho isso prematuro, porque eu comecei agora a colocar meu nome. Eu acho que tudo tem o tempo certo, e eu acho prematura qualquer conversa nesse sentido. Minha maior preocupação agora é colocar meu nome, conversar com prefeitos, deputados e começar a construir uma possível candidatura", pontuou.

Odílio Balbinotti Filho é presidente do Grupo Atto, que engloba diversas empresas do setor do agro. Entre elas, a Atto Sementes, localizada entre as cidades de Rondonópolis e Alto Garças, no sul de MT e é detentora do título de maior produtora de sementes fiscalizadas de soja do Brasil.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia