Fred Moraes
Única News
Um dos principais defensores do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) não deve participar da manifestação em Copacabana, marcada para o próximo domingo, 16 de março, com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional a aprovar um projeto de lei que conceda anistia aos presos pelos ataques de 8 de Janeiro. O próprio ex-presidente é quem mobiliza seus apoiadores nas redes sociais pedindo participação.
Em entrevista ao Única News, Cattani afirmou que não sabe se participará. “Eu vou amanhã, vou ter uma agenda em Brasília, mas eu ainda não decidi se eu vou poder ir ou não, porque eu tenho um compromisso nesse final de semana. Eu quero muito estar lá, mas tenho certeza que o país todo estará e que todo mundo vai dar a sua contribuição aí em defesa da liberdade do cidadão, não só Mato-grossense, mas todo o país”, disse o deputado.
Ele ainda enfatiza que o próprio PL não obrigará que nenhum filiado a participar do ato, por isso sua presença segue indefinida.
“Não temos uma lista, 'ah, vai fulano, ciclano, outro não vai'. É quem quiser ir. Até porque a gente não obriga ninguém a ir, não tem nenhum compromisso de ir, o partido não cobra isso de ninguém, nem o presidente Bolsonaro cobra. Simplesmente é uma manifestação e o nome já diz: é uma manifestação limpa e pacífica, como sempre a direita fez”, conclui.
Os manifestos marcados para o dia 16 de março fazem parte de um movimento nacional promovido por Bolsonaro. Em 17 de fevereiro, o político divulgou um vídeo convidando a população para o ato simultâneo em várias cidades do país. No entanto, para causar maior pressão, os eventos nos estados foram cancelados, concentrando apenas em Copacabana.
Segundo Bolsonaro, a pauta dos atos será pela "liberdade de expressão, segurança, custo de vida, fora Lula 2026 e Anistia, já".
Além do ex-presidente, outros parlamentares também estão mobilizados para os atos do dia 16/03, como o deputado federal por Minas Gerais Nikolas Ferreira (PL). Aqui no Estado, o vereador por Cuiabá, Rafael Ranalli (PL) e o deputado estadual Gilberto Cattani (PL), eram alguns nomes que encabeçavam a manifestação.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!