Cuiabá, 18 de Maio de 2024

POLÍTICA Domingo, 05 de Maio de 2024, 13:56 - A | A

05 de Maio de 2024, 13h:56 - A | A

POLÍTICA / DEFENDEU INVESTIMENTOS

Governador critica sistema prisional brasileiro; "Presídios viraram um centro de qualificação do crime"

Fred Moraes
Única News



Durante sua participação no Programa Roda Viva, na TV Cultura, o governador Mauro Mendes (União Brasil) destacou que a gestão em Mato Grosso foi a única no país a zerar o déficit penitenciário. Para ele, o sistema penitenciário no Brasil passou a ser um centro de qualificação do crime e precisa de ações para conter a situação.

Mauro entende que os presídios precisam ser mais adaptados para que os presos sejam estimulados a produzir, como maneira de compensação, deixando o ciclo criminoso. Além disso, defende que quanto mais oportunidades os reeducados tiverem, menores serão as chances dele retornar à criminalidade.

“Os centros de ressocialização se tornaram centros de requalificação para o crime. Então fizemos um investimento robusto. Quando entrei tínhamos 11 mil presos e 6 mil vagas. Zeramos o déficit penitenciário. Entendo que se controlarmos o preso que cometeu crime, temos que tratá-lo com respeito, dureza e dar oportunidade para ele produzir, ela vai trabalhar dessa maneira, produzindo. Defendo que criemos condições adequadas e que de alguma forma estimulemos estes presos, porque no sistema penitenciário muitos ficam à toa”, disse o governador.

Esta é a segunda vez que Mauro fala sobre os investimentos pesados nas penitenciárias. Na semana passada, o governador assinou um decreto permitindo a instalação de ares-condicionados nas celas onde os presos trabalham. No entanto, presidiários beneficiados terão que cumprir alguns critérios que serão estabelecidos pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

O anúncio foi feito por Mendes durante visita ao presídio feminino Ana Maria do Couto May, anexo à Penitenciária Central de Estado (PCE).

“Nós vamos estimular todos eles a trabalharem. Um preso custa R$ 4 mil dormindo o dia inteiro. É isso que vocês querem? Preso que trabalhar vai construir melhor condição para ele ficar lá dentro. Tem que trabalhar, pagar por isso e produzir lá dentro”, disse o governador ao defender medida.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia