Única News
Da redação
O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) propôs no ano passado a criação de unidades móveis de saúde que devem ser implantadas pelo Governo do Estado. Segundo o parlamentar, cerca de 16 mil pessoas da região oeste de Mato Grosso aguardam na fila por exames de imagens especializados, o que representa 90% da população de São José dos Quatro Marcos (a 343 km de Cuiabá), por exemplo.
Na última gestão, o ex-governador Pedro Taques (PSDB) implantou a Caravana da Transformação, em que viajava para vários municípios e atendia a população na área da saúde. O principal atendimento era na área oftalmológico, em que eram realizadas várias cirurgias de cataratas.
Conforme o deputado, também há mais de três mil pessoas na fila aguardando atendimentos médicos em especialidades como oftalmologia, buco-maxilo-facial e endocrinologia. Os dados foram fornecidos, em 2019, pela Central de Regulação, portanto, o volume de exames e de pacientes na espera pode ser maior atualmente.
“Fiquei surpreso e feliz ao me deparar com as maquetes do projeto durante uma reunião, nesta semana, com o secretário Gilberto. Essa foi uma ideia que eu tive e que apresentei ao estado para melhorar o acesso dos pacientes, principalmente nos municípios do interior”, afirma o parlamentar, que teve duas reuniões esta semana na Secretaria de Estado de Saúde (SES).
As informações preliminares da secretaria de Saúde são de que o programa poderá ter modelos de ‘carreta móvel’ para áreas prioritárias, que até o momento são vacinação, combate à hanseníase e saúde da mulher. Os técnicos estão na fase de levantamento de dados para definir a estratégia de atuação regional e o número de veículos necessários, conforme o perfil epidemiológico populacional.
“Vou acompanhar e auxiliar no que for necessário para que esse programa seja efetivado o mais breve possível e atenda a nossa região oeste. Também fiz a sugestão ao secretário de que os serviços sejam ofertados mediante parceria com os consórcios intermunicipais, entre eles temos o oeste de Mato Grosso, com sede em Cáceres, e do Vale do Guaporé, em Pontes e Lacerda”, explica.
Seguindo esta mesma estratégia, o deputado sugeriu a emenda (que foi aprovada e publicada em Diário Oficial) ao Plano Plurianual para o quadriênio 2020-2023 (Mensagem nº 127/2019), com a criação de unidades móveis de saúde para o estado no programa ‘Mato Grosso Mais Saúde’. O objetivo é levar o serviço mais perto do cidadão.
“Esse modelo de atendimento já é utilizado em diversos estados, como São Paulo, e caracteriza-se por unidades de saúde instaladas em veículo adaptado, onde são instalados equipamentos de tecnologia avançada. É composto por equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros e assistentes sociais, que além de atender o paciente, levam informação de caráter preventivo”, acrescenta o deputado.
Para o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, é importante trabalhar em parceria com as lideranças regionais para que as ações possam ser realizadas de forma mais rápida e o Sistema de Único de Saúde (SUS) funcione efetivamente. “Nossa meta é melhorar cada vez mais o acesso, auxiliando deste modo os municípios, mas todas as políticas voltadas à esta área exigem um volume alto de recursos, por isso é importante ter responsabilidade e planejar apenas o que é possível executar, de acordo com o fluxo de caixa do estado”.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3