Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 12 de Junho de 2020, 11:32 - A | A

12 de Junho de 2020, 11h:32 - A | A

POLÍTICA / CASSAÇÃO DE MANDATO

Julgamento de Lucimar e Hazama começa, mas veredicto deve ser dado na quinta, 18

Ana Adélia Jácomo
Da Redação



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta sexta-feira (12), às 7h, o julgamento do processo que pede a cassação do mandato da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), e de seu vice, José Hazama (PRTB), por despesa com publicidade em período vedado, em 2016.

De acordo com dados do Portal do TSE, o ministro Luiz Edson Fachin votou por dar provimento ao processo, ou seja, para que o processo prossiga em pauta de julgamento. Contudo, o teor do voto não é divulgado pelo Tribunal até que todos os ministros votem e cheguem a uma sentença, o que ocorrerá apenas na próxima quinta-feira (18).

Advogado de defesa da prefeita, Ronimárcio Naves, afirmou ao Única News que acredita no acolhimento dos argumentos da defesa e, assim que tomar conhecimento dos votos, irá se posicionar de forma mais clara sobre o julgamento.

“Esse é um julgamento eletrônico que começou hoje 7h e vai até dia 18, quinta-feira. É uma nova modalidade. O relator coloca o voto dele no sistema, a gente não sabe o teor do voto dele, apenas os ministros que estão votando sabem. Somente na próxima quinta-feira termina, e vamos saber o resultado final”, explicou ele.

Entenda o caso

Lucimar e seu vice tiveram seus diplomas e mandatos cassados pela justiça eleitoral por prática de conduta vedada, captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político, em outubro de 2017, mas entraram com recurso e a cassação foi anulada, em 2018, mantendo apenas pagamento de multa.

Lucimar e o secretário municipal de Comunicação, Marcos Lemos, que também foi acionado no processo, foram multados no valor de R$ 60 mil. O vice Hazama também recebeu multa de R$ 5 mil. Desde então, o Ministério Público Eleitoral recorreu no TSE, que julga o recurso.

A captação ilícita de votos teria ocorrido através de uma promessa de solucionar o problema de abastecimento de água no município, durante uma reunião realizada no período eleitoral, em setembro de 2016. 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia