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POLÍTICA Terça-feira, 04 de Abril de 2017, 09:11 - A | A

04 de Abril de 2017, 09h:11 - A | A

POLÍTICA / A PEDIDO DE TAQUES

Marechal Rondon e mais 4 aeroportos de MT entram no Programa de Desestatização

Da Redação



(Foto: Reprodução)

aeroporto marecha rondon.jpg

 

O aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande e mais quatro aeroportos regionais (Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças e Rondonópolis) vão estar no próximo leilão de concessão para iniciativa privada. Após o pedido do chefe do Executivo estadual, o tucano Pedro Taques que conseguiu a inclusão de cinco aeroportos de Mato Grosso no Programa Nacional de Desestatização.

 

A informação foi confirmada nesta última segunda-feira (03) pelo secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes. A concessão das unidades prevê investimentos bilionários em Mato Grosso. De acordo com o Taques, a inclusão dos aeroportos no programa 'será uma grande vitória para Mato Grosso, que conseguirá, em poucos anos, garantir uma melhor qualidade de serviços prestados e mais tranquilidade aos passageiros'.

 

Na nova rodada de concessões, ainda sem data marcada, pela primeira vez na história Mato Grosso deve protagonizar a oferta de um modelo inédito de parceria, potencializando o desenvolvimento dos municípios.

 

No pedido encaminhado ao ministro dos Transportes Maurício Quintela, onde a Secretaria de Aviação Civil é vinculada, Taques solicitou e o governo federal aceitou a inclusão do Marechal Rondon e dos quatro aeroportos regionais no Programa Nacional de Desestatização (PND). 

 

Estudos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) apontaram que os aeroportos, que possuem grande potencial de crescimento, podem ser melhor explorados caso os projetos de estruturação sejam modelados, formatados e executados em conjunto com o Marechal Rondon.

 

“Vamos inaugurar em Mato Grosso uma nova e moderna modelagem para aeroportos, que está sendo construída em parceria com a SAC. O aeroporto superavitário, no caso o Marechal Rondon, poderá subsidiar os quatro aeroportos regionais menores, de modo que todos funcionem com padrão de excelência”, disse o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte.

 

Na prática, a empresa vencedora, que poderá ser estrangeira, destinaria o valor da outorga não mais para União, mas sim para investimentos nos regionais. A nova rodada de concessões para iniciativa privada proposta pelo presidente Michel Temer tem atraído investidores estrangeiros. Mais precisamente empresas europeias, gigantes do setor aeroportuário.

 

As concessões dos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre foram vencidas pela alemã Fraport; o de Salvador ficou a francesa Vinci; e o de Florianópolis com a suíça Zurich. Uma das justificativas para essa mudança de perfil das empresas foi a saída da Infraero como sócia obrigatória (49%) nestes casos das concessões. Com essas concessões o governo federal prevê investimentos entre R$ 1,9 bilhão e R$ 2,40 bilhões. 

 

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