10 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 21 de Junho de 2021, 14:22 - A | A

21 de Junho de 2021, 14h:22 - A | A

POLÍTICA / APÓS "DESVIO" DE QUEIROGA

Pinheiro reitera confiança no Governo Federal para envio de doses extras de vacinas

Mayara Campos - estagiária
Única News



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), respondeu à imprensa, no começa da tarde desta segunda-feira (21), que confia no Governo Federal e no compromisso firmado com Cuiabá para a vinda das doses extras de vacinas contra a covid-19. A declaração ocorreu após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dizer que “não há nenhuma estratégia específica em relação às vacinas por conta da Copa América”.

Emanuel disse não saber sobre as outras cidades, mas quanto a Cuiabá, o compromisso já foi firmado publicamente, junto com a movimentação do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB), o Emanuelzinho.

“Estivemos com o presidente Jair Bolsonaro, com o ministro-chefe da Casa Civil, General Ramos e depois por duas vezes, com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga. Inclusive o ministro da Saúde, que em vídeo ao lado do deputado federal Emanuelzinho, assegurou as boas novas para Cuiabá, de que seriam enviados em pouco tempo, as doses extras de vacinas” reiterou o gestor municipal.

O prefeito declarou ainda que o General Ramos já está em contato com Emanuelzinho, para “assegurar o compromisso que será honrado com Cuiabá”.

Queiroga “desvia” do assunto

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, respondeu a indagação do senador Wellington Fagundes (PL), a pedido do senador Jayme Campos (DEM), sobre os pedidos de vacinas feitos pelos prefeitos Emanuel Pinheiro e Kalil Baracat, de Várzea Grande, ao presidente Jair Bolsonaro, durante audiência na Comissão Temporária da Covid-19 (CPI) no Senado.

"Não há uma estratégia específica em relação a competição esportiva [Copa América]. Na realidade o que está em discussão, esses estados que têm grandes fronteiras secas com países vizinhos, está em estudo no PNI [Plano Nacional de Imunização] para se ampliar a vacinação nesses estados que territorialmente são grandes, mas que tem concentração demográficas pequenas, de tal maneira que o esforço para ampliar a imunização não é tão grande, e do ponto de vista epidemiológico pode ser importante para conter prováveis variantes”.

Queiroga lembrou que já existe uma variante Andina, e que por isso seria importante a imunização desses estados de fronteira para garantir o controle sanitário no país. Porém, as possíveis vacinas a mais virão para o governo do Estado, que deverá fazer a distribuição.

As partidas disputadas pela Copa América em Cuiabá começaram no último dia 13 e seguem até o dia 28 de junho. A Prefeitura de Cuiabá não teve a oportunidade de participar da escolha da cidade como subsede da competição pelo fato de a Arena Pantanal, onde ocorrem os jogos, serem de administração do governo estadual. Diante disso, o prefeito Emanuel Pinheiro decidiu pleitear que toda a população elegível fosse contemplada com a imunização contra a covid-19.

Veja o vídeo do pronunciamento de Queiroga:

 

(Com supervisão de texto do editor-chefe Abraão Ribeiro) 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia