Thays Amorim
Única News
Registrado no imaginário cuiabano e na gastronomia local, o baguncinha com maionese temperada já faz parte da cultura popular. Levando em consideração a sua importância, o vereador por Cuiabá, Adevair Cabral (PTB), encaminhou o Projeto de Lei (PL) 456/2021, com o objetivo de tornar o lanche feito em bares e lanchonetes como patrimônio cultural imaterial do município.
O lanche, que tem em sua base combinações de hamburguer, ovos, queijo, presunto, alface, tomate, salsicha, bacon, calabresa, com maionese temperada, é um costume enraizado, segundo o parlamentar.
"Sem dúvida o baguncinha, enriquece a gastronomia cuiabana, e ainda, reverenciamos a dedicação e o esforço dos nossos comerciantes que abrem seus estabelecimentos diariamente para atender bem as nossas famílias, a população toda local de um modo geral a diversidade dos seus frequentadores que são recebidos sempre com alegria e respeito, e esse tratamento diferenciado leva à convergência da tradição e vínculo de amizade", apontou.
A propostas segue em tramitação na Câmara Municipal. Na sessão da quarta-feira (10), o autor pediu a retirada da pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), destacando a necessidade de reajustes na proposta.
Adevair destaca ainda que a proposta busca valorizar as "tradições que fazem parte da nossa culinário e gastronomia e buscar dar respaldo ao funcionamento dos trailers de lanche e similares". Caso a proposta seja aprovada pelo Legislativo municipal e sancionada pelo Executivo, o objetivo é conceder Termo de Permissão de Uso dos trailers que vendem os tradicionais baguncinhas.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3