Ana Adélia Jácomo
Karine Campos
Única News
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), comentou sobre a saída do secretário de Comunicação da Casa, Luiz Gonzaga Neto, e lamentou a decisão, que, segundo ele, foi motivada por um "ambiente hostil" no parlamento.
Paula disse que leu um comunicado feito pelo jornalista e expressou ter "muita pena" da saída dele, que considera ter desempenhado um "excelente trabalho". (Veja a íntegra do comunicado no final da matéria).
"Eu lamento muito. Em um processo há divergências. Eu, como presidente, sempre procuro conciliar, amenizar, ter um clima harmônico, mas o secretário não se sentiu confortável e falou da questão de sair pelo ambiente. Eu tentei, mas ele está em uma situação desconfortável, se sentiu desconfortável com o ambiente", declarou a presidente.
A presidente afirmou não saber a quem Gonzaga se referiu com suas "frases enigmáticas" sobre "condutas internas que não condizem com o que o ser humano espera".
Diante da urgência de preencher um cargo estratégico que "cuida da imagem da Câmara, da imagem dos vereadores e dá transparência aos trabalhos da Casa", Paula Calil garantiu que não agirá com precipitação.
"Eu vou avaliar muito bem os próximos currículos que virem. Você pode ter certeza, que eu não vou tomar nenhuma uma decisão rápida, eu vou avaliar muito bem porque a Secretaria de Comunicação é muito importante para a Câmara", pontuou.
Ela disse que agora busca um perfil "técnico, jornalístico, que dê transparência nessa nova roupagem".
Veja o comunicado feito pelo secretário:
É com gratidão, mas também com um certo alívio que anuncio minha saída da Secretaria de Comunicação da Câmara Municipal de Cuiabá.
Agradeço imensamente à presidente, Paula Calil, que me acolheu desde o primeiro dia nesta Casa, onde começamos juntos uma jornada inédita para ambos. Agradeço também à vereadora Katiúscia Mantelli, que me indicou para o cargo, e a todos os vereadores com quem tive um relacionamento sempre profissional e respeitoso.
O motivo da minha saída diz muito sobre propósito. Quando decidi trilhar novos rumos após mais de 20 anos de televisão, coloquei na cabeça que, a partir daquele momento, permaneceria apenas nos lugares onde a minha presença fizesse sentido para mim e para quem estivesse à minha volta.
Foram seis meses de muito trabalho, dedicação e sincera vontade de fazer a diferença. Entreguei o melhor que pude com o que tinha à disposição e muitas dificuldades pelo caminho. Mesmo assim, trabalhei para mostrar ao povo cuiabano que, apesar da imagem desgastada, a Câmara Municipal é um lugar importante para a cidade e para os cidadãos.
Do ponto de vista da Secom, acredito que a nossa equipe cumpriu o papel de realizar uma comunicação pública transparente e relevante para a sociedade. Em seis meses, foram publicadas 817 matérias. Desse total, 261 foram produzidas exclusivamente pela equipe da própria Secom – as outras vieram dos gabinetes. Também fizemos um trabalho de reposicionamento de imagem nas redes sociais, com coberturas constantes de todas as atividades realizadas na Câmara Municipal.
O resultado foi que, mesmo sem orçamento de mídia – sim, para os desinformados, a Câmara está com um processo licitatório para contratação de agências em andamento, após o cancelamento do processo anterior pela gestão da Mesa Diretora que se encerrou em dezembro de 2024 – as ações parlamentares dos nossos vereadores tiveram ampla cobertura da imprensa. Depois de muito tempo, o povo cuiabano finalmente descobriu que nem só de confusão vive a Câmara Municipal.
Mas, nas últimas semanas, o ambiente ficou hostil demais. E acabei sendo forçado a conviver com o que de pior o ser humano é capaz de fazer em benefício próprio, mesmo que o resultado atinja outras pessoas.
Aí, eu me perguntei: preciso disso? Cheguei à conclusão que não. A vida é curta demais para ficar onde a gente não se realiza e onde não querem mais a sua ajuda. Sem diálogo honesto, transparente e verdadeiro, não há motivo pra continuar.
Retorno aos meus projetos pessoais com o coração leve, certo de que fiz o melhor. Tenho uma rede de apoio incrível, onde sei que meu trabalho é relevante e valorizado. Desejo boa sorte a quem fica e a quem vem.
A pedido da presidente, vou permanecer no cargo até o fim do mês para finalizar os processos que estão em andamento.
Após isso, estarei na Câmara apenas como parte da imprensa, para fazer a cobertura política diária e necessária para continuar mantendo a população informada.
Um grande abraço a todos.
Luiz Gonzaga Neto
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3