Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020, 10:53 - A | A

22 de Janeiro de 2020, 10h:53 - A | A

POLÍTICA / POR UNANIMIDADE

TRE define para o dia 26 de abril nova eleição ao Senado em Mato Grosso

Claryssa Amorim
Única News



O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) marcou, em sessão na manhã desta quarta-feira (22), a data para as eleições suplementares que definirão o novo senador ou senadora por Mato Grosso. O pleito ocorre em 26 de abril, aprovado por unanimidade em plenário.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convocou novas eleições ao Senado em Mato Grosso, após a juíza aposentada Selma Arruda (Podemos) ser cassada por Caixa Dois e abuso de poder econômico durante as eleições de 2018. Selma e seu suplente, Gilberto Possamai, estão inelegíveis pelos próximos oito anos.

Devido à determinação do TSE para que a eleição suplementar fosse marcada em um prazo de até 90 dias, a data 26 de abril foi estabelecida pelo TRE.

Os candidatos ao cargo têm até o dia 12 de março, prazo final, para confirmar suas candidaturas e definir suplentes. Em seguida, já no dia 17 de março, é o prazo para o registro junto à Justiça Eleitoral.

No dia 18 de março já estará liberada a propaganda eleitoral dos candidatos. Em 21 de março será feita abertura das propagandas eleitorais gratuitas na televisão e no rádio.

Segundo o presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldelli, a nova eleição ao Senado pode chegar a um custo em torno de R$ 9 milhões, que serão custeados com recursos da Justiça Eleitoral. Por isso, seria “impossível” realizar as eleições antes de março deste ano.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia