Ari Miranda
Única News
Em decisão assinada nesta sexta-feira (4), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso indeferiu a candidatura de Marilda Sperandio (UB) ao cargo de prefeita, em Alto Taquari (482 Km de Cuiabá).
Segundo informações obtidas pelo Única News, a decisão ocorreu pelo fato de Marilda ser esposa do ex-prefeito Lairto Sperandio, que teve seu mandato cassado em 2017, devido ao fato de ter concorrido ao cargo mesmo com sua filiação partidária suspensa. Antes disso, Lairto já havia ocupado a cadeira nos mandatos de 1988, 2001 e reeleito em 2004.
No entendimento da Justiça Eleitoral, a permanência de Marilda como candidata somada às várias gestões de seu esposo configuraram uma tentativa de perpetuação de poder do grupo familiar na administração da cidade, situada no sul do estado.
“(...) Sustenta o parecer que o exercício do cargo de prefeito de Lairto Sperandio, ainda que por um curto período de três meses, configura mandato para fins de inelegibilidade reflexa, tendo em vista que a norma visa coibir a perpetuação de poder por grupos familiares, independente da duração do exercício do cargo”, cita trecho do parecer.
Diante do indeferimento da candidatura, a eleição municipal em Alto Taquari é convertida em plebiscito, tendo como único candidato a prefeito o servidor público Marco Aurélio Reis (MDB).
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fernando 04/10/2024
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
1 comentários