24 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Domingo, 13 de Março de 2022, 11:48 - A | A

13 de Março de 2022, 11h:48 - A | A

POLÍTICA / CHAMADA DE "CAPACHO DE PREFEITO E HIENA"

Vice-presidente da Câmara de Lucas é insultada por vereador: “você tá aprendendo a mexer com pessoas de testosterona avançada”

Abraão Ribeiro
Única News



A vice-presidente da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde (329 km de Cuiabá), vereadora Ideiva Foletto (Cidadania), sofreu insultos e provocações do seu colega de plenário, vereador Marcos Paulista (PTB), que entre berros e grosserias, chegou a dizer que ela, a parlamentar, era uma “oportunista”, “capacho do prefeito”, uma “hiena” e que estaria “aprendendo a mexer com pessoas de testosterona avançada”, tentando justificar seu tom de voz alto ao falar com a vereadora. A cena foi registrada neste sábado (12), durante sessão extraordinária na qual os vereadores discutiam o Projeto de Lei (PL) do Executivo daquele município que dispõe sobre a revisão geral anual e o reajuste dos vencimentos básicos dos profissionais da Educação Básica da rede Municipal de ensino de Lucas do Rio Verde.

A discussão se deu após a vereadora Ideiva, que é da base do prefeito de Lucas, Miguel Vaz (Cidadania), pedir vista do projeto em questão para verificar a sua constitucionalidade. Paulista, que é de oposição, não gostou da atitude da colega e disparou contra ela.

Foto: Reprodução vídeo

Marcos Paulista

Vereador Marcos Paulista (PTB)

“A senhora é, quanto ao pedido de vista que os vereadores estão elogiando, a senhora é uma oportunista, porque a senhora pediu vista só porque nós já estávamos para vencer aqui. Nós pedimos para que mandasse o substitutivo aí a senhora correu na frente para ganhar os méritos e pediu vista daquilo que qualquer vereador ia fazer. Vereadora, a senhora é uma oportunista, a senhora vem aqui falar que nós não somos capacho de prefeito, eu quero dizer para todos que a senhora é capacho do prefeito sim, porque eu disse aqui na sessão passada, eu falei assim: ‘vereador vocês tem que ter coragem de encarar o prefeito, vocês tem que ter coragem de encarar a secretaria’, foi essas palavras que eu falei aqui (...) o que a senhora sabe fazer aqui é isso, é roubar mérito, sair aqui como boa moça e parece uma hiena, o que a senhora mais sabe fazer, a primeira e única por gestos repetitivos”, disparou o vereador.

A vereadora pediu direito de resposta, e diante de um auditório cheio de professores que acompanhavam a sessão, Ideiva rebateu a fala de Paulista, classificando a investida do colega como violência contra a mulher.

“Eu acho maravilhoso quando acontece esse tipo de insulto dentro da Câmara, pois é isso que nós vivemos, com a desculpa de que ‘eu tenho costume de berrar, falar alto’. Primeiro que eu não sou surda, se fosse estaria usando aparelho. Segundo grito nunca me assustou, muito pelo contrário (...) tenho certeza que a vereadora Sandra sente também que nós somos atacadas e isso é violência contra mulher também, porque poderíamos aqui fazer uma cena, chorar, bater o pé e fazer um B.O, porque isso é violência contra mulher. Nós estamos numa sessão extraordinária por vontade de estarmos aqui e quando a gente quer falar e defender uma ideia a gente não precisa ofender os outros. Eu já fui chamada de mentirosa, hoje oportunista, quem sabe eu estou numa boa escola, aprendendo também né. Mas você [Paulista] tá uma coisa porque que eu fiz o pedido de vista, porque daqui de cima a gente vê a reação de quem está embaixo e enquanto estava se falando, se discutindo projeto, tinha professores aquele dia que estavam fazendo sinal que realmente não estavam contentes, se isso é ser oportunista, me perdoe, até porque uma prerrogativa do vereador fazer pedido de vista quantas vezes quiser. Aqui foi feito pedido de vista e nem por isso foi citada a palavra oportunista, mas eu sendo mulher, quem sabe sendo da situação, sou oportunista, e não me importo com isso”, rebateu a parlamentar.

Por conta do clima tenso que se instalou na Câmara, e após algumas falas de outros vereadores, o presidente da Casa de Leis, vereador Daltro Figur (Cidadania), decidiu encerrar a sessão, foi quando Marcos Paulista pediu novamente a palavra para ter a tréplica na discussão com Ideiva. O presidente do Parlamento tentou encerrar o assunto, sem sucesso. Mesmo com o microfone desligado, Paulista voltou a ofender a colega de plenário, em meio a um bate-boca. Enquanto Paulista acusava Ideiva de estar se “vitimizando”, ela ria da situação. Em voz alta, o vereador disparou que a vida da parlamentar estaria “se enriquecendo” porque ela “estava aprendendo a mexer com pessoas de testosterona avançada”.

O presidente tratou de encerrar a sessão após votação do projeto. Mais tarde, a vereadora Ideiva se manifestou em suas redes sociais sobre o episódio, dentro do mês que se comemora o Dia da Mulher.

“Para fechar a SEMANA DA MULHER, depois de um debate lindo que tivemos ontem à noite na Câmara de Vereadores no MOMENTO MULHER, me senti pisoteada por esse colega. Triste, mas garanto a população que berros não me assustam... Palavras me machucam sim, mas sei do meu propósito em AMAR E CUIDAR DAS PESSOAS. E é com este meu jeito, que seguirei em frente. Ele ainda me disse que “me vitimizo”. Pergunto a você mulher que trabalha em qualquer empresa ou organização: “Você gostaria de ser tratada aos berros por um colega”? Porque na CASA que é do POVO pode ser feito assim?”, postou em suas redes, com o vídeo do momento em que Paulista faz suas ofensas.

Veja o vídeo quando o vereador fala “você tá aprendendo a mexer com pessoas de testosterona avançada”:

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Ideiva Foletto - Vereadora ???? (@ideivafoletto)

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia