Única News
Cerca de 500 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiram, nesta quarta-feira (9), a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Cuiabá, para protestar contra a paralisação e a falta de prioridade do Governo Federal em atender as demandas das famílias camponesas do estado.
Com o lema “Ocupar para o Brasil Alimentar”, o movimento faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, organizada pelo MST em parceria com a Comissão Pastoral da Terra Regional Mato Grosso (CPT-MT).
Para tratar das reivindicações, os acampados exigem uma audiência com o ministro Paulo Teixeira, titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) do governo Lula (PT), para solicitar que as terras públicas ‘griladas’ sejam destinadas imediatamente para assentamentos, além da garantia de recursos para desapropriação, aquisição de terras e condições para permanecer nela, com crédito, fomento, moradia e infraestrutura.
Além disso, o grupo cobra ainda a reestruturação do Incra, o cadastro dos acampamentos que ainda não foram feitos e a garantia do orçamento para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Também conhecido como “Abril de Lutas", o movimento ocorre anualmente em todo o país desde 1997, um ano após o massacre de Eldorado do Carajás (PA), onde 21 membros do MST foram mortos e outros 69 foram mutilados após confronto com integrantes das Forças de Segurança paraenses.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3