04 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

TECNOLOGIA Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2016, 11:29 - A | A

22 de Dezembro de 2016, 11h:29 - A | A

TECNOLOGIA / TECNOLOGIA

Excesso de Facebook no Natal deixa pessoas deprimidas, diz pesquisa

BBC BRASIL



(Foto: THINKSTOCK)

_93075655_a70586b3-eee8-4b48-bdb4-8713af0f9798.jpg

Estudo, realizado por universidade na Dinamarca, sugere que uso excessivo de redes sociais pode desencadear sentimentos de inveja

Passar muito tempo no Facebook durante o Natal - vendo fotos de famílias "perfeitas" e de amigos curtindo o recesso de fim de ano ? tende a deixar as pessoas mais deprimidas, revelou uma nova pesquisa.

 

O estudo, realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, sugere que o uso excessivo das redes sociais pode desencadear sentimentos de inveja. A pesquisa alerta, principalmente, para o efeito negativo de ficar bisbilhotando a vida dos outros sem manter relações de amizade com ninguém.

 

O estudo, que entrevistou mais de 1,3 mil pessoas, a maioria mulheres, diz que o "uso regular de redes sociais como o Facebook pode afetar negativamente o seu bem-estar emocional e sua satisfação com a vida".

 

'Comparações irreais'

 

Os pesquisadores alertam para a inveja e a "deterioração do humor" ao passar longos períodos bisbilhotando o que os outros estão fazendo nas redes sociais, um comportamento que leva a "comparações irreais".

 

Engajar-se ativamente em uma conversa e envolver-se com pessoas nas redes sociais foram descritas como experiências "muito mais positivas", indica o estudo, publicado na revista científica Cyberpsychology, Behaviour and Social Networking. Outra forma para melhorar o bem-estar, diz o estudo, é abdicar das redes sociais por uma semana.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia