Revista Quem
Única News
A cantora Preta Gil, de 50 anos, foi internada no Rio de Janeiro nessa terça-feira (1º). A informação foi confirmada à Quem na tarde desta quarta-feira (2) pela assessoria da artista, que informou que ela está bem e só precisou ser hospitalizada porque precisa fazer exames e tomar medicações que só podem ser feitas em ambiente hospitalar pelo fato de ela ser uma paciente oncológica. Segundo sua equipe, Preta já deve ter alta nos próximos dias.
No Carnaval 2025, Preta -- que trata um câncer no intestino -- ficou uma semana internada em um hospital de Salvador, na Bahia. A cantora foi internada para monitoramento e cuidados médicos por causa de uma infecção urinária.
Nesse domingo (30), Preta se apresentou no Domingão com Huck e interpretou o tema da nova novela da Globo, Vale Tudo, como homenagem à sua madrinha, Gal Costa (1945 -- 2022), que foi a intérprete original da música. Durante o programa, a cantora contou que viajará para o exterior para continuar seu tratamento contra o câncer. "Estou entrando em uma fase difícil. No Brasil, já fizemos tudo o que podíamos, agora minha chance de cura está no exterior, e é para lá que eu vou. Sei que sou uma mulher privilegiada, mas se tenho a condição de ir para fora, eu vou", afirmou a artista.
Preta disse acreditar que voltará ao Brasil curada. "Quero voltar para cá, curada, e poder retomar tudo o que amo fazer, como vir aqui cantar, ser jurada, brincar com minha neta, com meus sobrinhos, enfim, ver meu filho, ver esse ser incrível que ele é. Tenho muita coisa para realizar ainda nesta vida, então me recuso a aceitar que acabou para mim agora. Acredito que ainda tenho um longo caminho pela frente", contou.
Relembre o histórico da doença
Preta foi diagnosticada com a câncer no intestino em janeiro de 2023. Na autobiografia Preta Gil: os primeiros 50, ela contou como descobriu o tumor maligno no reto e como foi o início do tratamento. "Comecei a quimioterapia em janeiro. No quinto ciclo, em abril, tive uma sepse, fui parar na UTI e quase morri", conta ela na publicação.
A sepse é uma doença grave que ocorre quando o organismo tem uma resposta inflamatória desregulada a uma infecção. Essa reação exagerada do sistema imunológico prejudica o paciente e pode comprometer a circulação sanguínea, podendo levar à falência de órgãos e à morte se não for tratada rapidamente.
Choque séptico
Em um vídeo publicado em abril de 2023 no Instagram, Preta contou que o choque séptico aconteceu no dia 23 de março, um dia depois de ela se sentir mal e ir ao hospital no Rio. Na ocasião, ela disse que a causa da sepse não foi confirmada, mas os médicos acreditam que uma bactéria pode ter entrado no seu organismo por meio de um cateter.
"Ainda estou fazendo uma reabilitação. Eu tive algumas sequelas por conta dessa sepse, uma delas é no pulmão. Mas o pulmão está sendo tratado, estou tomando antibiótico, estou sendo assistida. Eu estou aqui para dizer para vocês que eu estou bem, que eu vou me recuperar. Tenho agora umas três semanas de reabilitação para poder voltar ao meu tratamento oncológico", explicou Preta GIl.
Quimioterapia, radioterapia e cirurgia
Após a sepse, Preta foi se tratar em São Paulo, onde fez quimioterapia oral, sessões de radioterapia e uma cirurgia, em agosto de 2023. Depois da operação, usou, por três meses, uma bolsa de ileostomia, por onde saíam as fezes. No fim de novembro, foi operada de novo, desta vez para a retirada da bolsa e reconstrução do trato intestinal.
"Essa segunda cirurgia foi mais complicada para mim. Tive que reaprender a evacuar com fisioterapia pélvica para fortalecer meu esfíncter", contou Preta no seu livro, explicando, ainda, que precisou usar fraldas por precaução, durante algumas semanas.
Fim do tratamento e cura
Em dezembro de 2023, Preta anunciou o fim do tratamento após a cirurgia para reconstruir parte do trato intestinal. Na ocasião, a cantora postou um vídeo na rede social para agradecer aos fãs, amigos e médicos que a acompanharam durante o tratamento.
Na ocasião, a cantora destacou que a cirurgia para a retirada da bolsa de ileostomia havia sido a última etapa do tratamento. A partir de então, ela seguiria em processo de reabilitação. Apesar da remissão do câncer, Preta explicou que ficaria sob observação pelos próximos cinco anos.
Metástase
Em agosto de 2024, Preta publicou um vídeo no Instagram contando que "o câncer voltou". Ela afirmou que estava com a doença em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
"Eu tive um câncer no intestino que eu tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade. Estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão. Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar. O meu câncer voltou", revelou.
A cantora explicou que a doença tinha voltado "em quatro lugares" quando fez exames de rotina dias antes. "Fui fazer meus exames de rotina quando fomos, todos nós, eu, os médicos, família e amigos, surpreendidos por esse novo diagnóstico. No mesmo dia, começamos um novo tratamento. Fiz exames complementares e na quinta comecei a quimioterapia", destacou.
Ela ainda anunciou que voltaria a fazer procedimentos de tratamento contra o câncer. Preta finalizou o vídeo dizendo que tentaria continuar trabalhando no período da quimioterapia. "Eu quero ter uma vida perto de uma normalidade", justificou.
Viagem a Nova York
Em dezembro de 2024, Preta viajou para Nova York antes de passar por mais uma cirurgia. "Sei que muitos de vocês estão se perguntando por que estou em Nova York. Eu vim ter uma consulta com uma médica oncologista especialista no tipo de tumores que eu tenho. Foi a pedido dos meus médicos no Brasil, para que a gente ouvisse uma segunda opinião", contou.
Preta explicou que a cirurgia para a retirada dos tumores já estava agendada há algum tempo e que, em seguida, existe uma "possibilidade real" de que ela faça uma nova quimioterapia. "A quimioterapia que eu fiz no Brasil não foi tão eficaz como eu esperava e os médicos também. Então a gente tem que buscar alternativas em países diferentes, com tipos de estudos diferentes que ainda não foram publicados, drogas que ainda não chegaram ao Brasil. Espero que eu tenha boas notícias, que ela possa dar esperança de que eu possa me tratar aqui depois da cirurgia", afirmou.
A cantora finalizou o vídeo pedindo "boas vibrações" e explicando que achava importante compartilhar como está. "Se Deus quiser, farei o tratamento que for mais indicado para mim, no Brasil ou fora", disse.
Cirurgia de 21 horas
No dia 19 de dezembro de 2024, Preta passou por uma cirurgia complicada de aproximadamente 21 horas para a remoção de tumores localizados em diferentes áreas do corpo, incluindo linfonodos, ureter e peritônio. A intervenção faz parte do seu tratamento contra o câncer. Ela precisou colocar uma bolsa de colostomia definitiva. "Estou me acostumando com minha bolsinha de colostomia. Tive que colocar dessa vez definitivamente, e não provisória como foi no ano passado. Vou ficar para sempre com essa bolsinha, e sou muito grata a ela por isso. Estou me acostumando", afirmou.
A cantora teve alta depois de ficar 55 dias internada e recebeu uma festa surpresa preparada pelos funcionários do hospital assim que saiu do quarto. "Foram quase dois meses lutando e sem nunca deixar de acreditar! Agora inicio uma nova vida em casa e mais fortalecida! Obrigada, Deus, meus Orixás e minhas Santinhas amadas! Obrigada aos médicos que me operaram, a todos os profissionais que cuidaram de mim e trabalharam tão bem na minha reabilitação! Obrigada a minha família, minha rede de apoio, a todos que puderam estar comigo, cuidar de mim e aos que me mandaram tanto amor, fé e energia positivas! Eu venci mais essa e a luta continua!", postou a artista.
Internação após infecção urinária
Preta Gil foi internada no Hospital Aliança Star, em Salvador, na Bahia, com uma infecção urinária no dia 8 de março de 2025. Ela recebeu alta da UTI no dia 11 de março e foi transferida para um quarto. A cantora foi internada na UTI para monitoramento e cuidados médicos. Ela explicou que uma bactéria da sonda que usa se translocou para a corrente sanguínea.
Após ter alta, a cantora falou sobre a internação no Instagram. "Oi, meus amores. Sumida daqui eu estava... Acho que vocês souberam que eu tive uma infecção urinária, uma pielonefrite, que era uma infecção no rim direito no caso. De novo, mais uma vez. Mas é uma coisa que eu já entendi que eu vou ter que saber lidar, porque vai ser recorrente", começou ela.
A artista então explicou os motivos da recorrência da doença. "Primeiro porque eu estou com a sonda, né? Então a sonda já é um lugar que acumula muita bactéria e foi o que aconteceu comigo. Peguei uma bactéria, fui para o hospital correndo aqui em Salvador, eles foram bem ágeis no diagnóstico. Eu comecei a tomar antibiótico rapidamente. Então, enquanto eu estiver com a sonda, eu vou ter que tomar esse cuidado porque uma bactéria pode translocar para a corrente sanguínea. Foi o que aconteceu comigo", afirmou.
"Independente da sonda, eu tive que fazer um transplante no meu rim, no meu ureter no lado direito. Por conta de um tumor que eu tinha no ureter... Então essas questões urinárias -- no trato urinário e rim -- é um assunto que ficou delicado para mim. Eu vou ter sempre que tomar cuidado e prestar atenção. Não é algo que dependa de mim... O corpo que fala por si só. Mas eu estou bem, fui muito bem tratada aqui em Salvador, tive alta ontem e estou me arrumando para ir no show do meu pai", contou.
Preta revelou que ficou em Salvador para ir à última turnê de Gilberto Gil: Tempo Rei. "Vim no carnaval no comecinho de mês para poder ficar aqui e assistir o show, então eu estou muito feliz porque eu vou conseguir assistir o show hoje, a estreia dessa turnê, que é a última turnê de Seu Gilberto. Então estamos todos aqui vivendo esse momento emocionante. Fonte Nova lotada, 50 mil ingressos vendidos. Vamos lá prestigiar meu amado pai", afirmou.
Por fim, a artista fez um agradecimento à equipe que a tratou em Salvador. "Queria agradecer especialmente às enfermeiras, às técnicas de enfermagem, o pessoal da copa, da cozinha do Hospital Aliança Star, aqui em Salvador... Eu fui muito, muito, muito bem cuidada, como todos os pacientes são. E isso fez toda diferença na minha pronta recuperação. Sou muito grata ao Dr. Diogo, Dr. Adriano, Dr. Fred, Dr. Thomas, Mariana, que fez os meus curativos, enfim, muita gente boa, médicos excelentes que cuidaram de mim. Obrigada!", disse ela, que também agradeceu o carinho recebido dos amigos, fãs e familiares.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!