Por Agência EFE
(Foto:Reprodução Internet)
O furacão "Maria", que há apenas algumas horas provocou importantes danos na ilha de Dominica, voltou a alcançar a categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson, no seu caminho para Porto Rico, informou, nesta terça-feira, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês).
De acordo com os últimos relatórios desta instituição com sede em Miami, o "Maria" intensificou sua força com ventos que atualmente alcançam 260km/h.
O poderoso furacão deixou a ilha de Dominica, e se dirige agora para Saint Croix (Ilhas Virgens) e Porto Rico.
O "Maria" encontrava-se às 5h10 (hora local, 6h10 de Brasília) cerca de 100 quilômetros da ilha de Guadalupe e de 325 quilômetros de Saint Croix; e mantém uma trajetória sobre o Caribe a uma velocidade de 15km/h, segundo o NHC.
O furacão tocou a terra em Dominica às 21h15 (horário local, 22h de Brasília, de ontem) com ventos de até 260km/h como furacão de categoria 5, a máxima na escala de intensidade Saffir-Simpson.
No entanto, o furacão perdeu alguma força em sua passagem pela ilha caribenha, rebaixado para categoria 4.
Dominica é uma ilha de aproximadamente 75 mil habitantes, localizada entre os territórios franceses de Guadalupe, ao norte, e a Martinica, ao sul.
Entre hoje à noite e amanhã está previsto que o "Maria" toque a terra nas Ilhas Virgens e em Porto Rico.
Em St. Croix, a maior das Ilhas Virgens, vivem algumas 50 mil pessoas.
Tanto as Ilhas Virgens, como Porto Rico, já sofreram a força do "Irma" há alguns dias, um poderoso furacão de categoria 5 que deixou 26 mortos no Caribe e uma série de destruição em Barbuda, San Martin, norte de Cuba e o arquipélago Flórida Keys.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3