Por Reuters
A libra esterlina saltou mais de 1% contra o dólar nesta quinta-feira (17), após o anúncio de que o Reino Unido alcançou um acordo para o Brexit com a União Europeia
A moeda do Reino Unido avançou 6% contra o dólar nas últimas seis sessões, maior série de ganhos desde outubro de 1985, de acordo com dados da Refinitiv.
Já o euro atingiu níveis mais altos em quase dois meses contra o dólar nesta quinta-feira, elevando a moeda acima de 1,11 dólar pela primeira vez em um mês. Nesta quinta-feira, o euro chegou a subir 0,5%, para US$ 1,114.
Contra uma cesta de seus rivais, o dólar caía 0,4%, para 97,496, nível mais baixo desde o final de agosto. O dólar também sofreu no início das negociações no Reino Unido devido aos dados fracos dos EUA.
O Reino Unido e a União Europeia chegaram a um novo acordo sobre o Brexit, anunciaram na manhã desta quinta-feira o premiê britânico, Boris Johnson, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, após uma maratona de negociações para evitar um divórcio sem acordo.
O anúncio foi feito horas antes da reunião em Bruxelas que reunirá representantes europeus para apreciar e votar o acordo. Posteriormente, o texto também deve ser aprovado pelo Parlamento britânico. Boris Johnson encontra resistência para reunir maioria dos parlamentares para aprovar o novo texto em uma sessão extraordinária que deve acontecer no sábado.
O Partido Unionista Democrático (DUP), da Irlanda do Norte, já afirmou que não apoiará o acordo.
Os mercados monetários da zona do euro retiraram praticamente todas as apostas em um corte de 10 pontos-base na reunião de dezembro do BCE, contra com uma chance de 10% na terça-feira, quando os negociadores estavam se aproximando de um projeto de acordo do Brexit, destaca a Reuters.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3