Da Redação
(Foto: reprodução Internet)
A quinta rodada de negociações entre União Europeia e Mercosul sobre um pacto comercial, que foi realizada em Brasília na semana passada, conseguiu um "progresso substancial" em todas as áreas, informou nesta segunda-feira a Comissão Europeia (CE).
"Esta rodada permitiu um progresso substancial para um acordo em todas as áreas, incluindo os textos negociadores em bens, serviços, contratação pública, assuntos de saúde e fitossanitários, propriedade intelectual, denominações geográficas, comércio, desenvolvimento sustentável, pequenas e médias empresas, barreiras técnicas ao comércio e resolução de disputas", afirmou a Comissão em nota.
Durante a segunda rodada consecutiva realizada em Brasília, a quinta desde o reinício formal das conversas, as partes "deram os primeiros passos" para preparar novas ofertas melhoradas de acesso a seus mercados para diversos produtos.
"As partes confirmaram o compromisso para concluir um acordo que seja benéfico para todos antes do final do ano", disse a Comissão.
Os negociadores dos blocos se reuniram também com representantes do Fórum Consultivo Econômico-Social (FCES) do Mercosul e do Comitê Econômico e Social Europeu (CESE), duas instituições que representam em conjunto sindicatos comerciais, empresários e sociedade civil, assim como com outras partes interessadas do Mercosul.
O vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela área de Emprego, Jyrki Katainen, fez na semana passada visitas a Brasil e Argentina, nas quais se reuniu com os presidentes Michel Temer e Mauricio Macri.
Nestes encontros foram discutidas as preparações para a reta final destas negociações, entre outros temas. Os negociadores marcaram, além disso, a data da sexta rodada de negociações, que acontecerá de 29 de novembro a 5 de dezembro em Bruxelas, na Bélgica.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!