Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍCIA Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019, 17:29 - A | A

10 de Outubro de 2019, 17h:29 - A | A

POLÍCIA / EM BARRA DO GARÇAS

Dois índios são presos por extorsão e indígenas protestam em frente de Fórum

Elloise Guedes
Única News



Cerca de 100 indígenas se reuniram em frente ao Fórum de Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá), na tarde desta quinta-feira (9), para tentar dialogar com um juiz, após dois indígenas da etnia Xavante, residentes da aldeia São Marcos, serem detidos por extorsão.

Segundo a Polícia Federal, os suspeitos teriam roubado o veículo de um caminhoneiro e pedido o valor de R$ 7,5 mil para devolverem.

Conforme relato da vítima, ele foi chamado para realizar a mudança de um dos indígenas de uma aldeia para outra. No local, contudo, o cacique teria confiscado o seu meio de trabalho e requerido o dinheiro como única forma de devolução. O fato aconteceu no sábado (5).

Ao denunciar o caso, o caminhoneiro organizou um flagrante com a ajuda da PF. Ele teria afirmado que tinha o dinheiro para entregar para os indígenas. No momento da troca, eles foram surpreendidos pelos policiais, que estavam de tocaia.

Quando os dois detidos aguardavam pela audiência de custódia no Fórum da cidade, cerca de cem indígenas se reuniram em frente ao local para tentar dialogar com o juiz.

Foi necessário reforço da Polícia Militar, Civil e Federal para conter os ânimos. Não houve registro de confronto.

De acordo com a assessoria da PF, o juiz converteu em prisão preventiva do Cacique e deu liberdade provisória para o outros indígena, ambos não tiveram o nome revelado.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3