Única News
Foi com grande espanto e, até mesmo incredulidade, que tomei conhecimento das acusações do presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed) sobre a demora na realização de concurso público na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Minha perplexidade em relação a denúncias deve-se ao fato de que este mesmo representante do Sindimed tem participado das reuniões da comissão responsável pela realização do concurso.
Este mesmo representante do Sindimed tem pleno conhecimento do plano de ação para a realização do concurso, que já foi protocolado, inclusive nos autos que o Sindimed manifestou. O plano já foi apresentado para a Justiça, com a concordância do Ministério Público. Uma vez que o Sindimed tem todas as informações de que o concurso público da SMS será realizado ainda neste ano, qual seria o motivo do presidente fazer este tipo de acusação na imprensa? Seria má fé? Politicagem?
Não é novidade para ninguém que a SMS está passando por um sério problema de déficit de médicos em toda a rede de assistência à saúde. Em cumprimento a determinações judiciais que estipulam a substituição de contratos temporários por servidores aprovados em processo seletivo e em concurso público, formos obrigados a demitir servidores ou não renovar os contratos.
Temos seguido à risca esta determinação, inclusive com a realização de processo seletivo simplificado, que estava previsto no plano de ação e que foi executado em janeiro deste ano. Mas, como já divulgamos amplamente, infelizmente o certame fracassou.
Das 414 vagas para médicos que disponibilizamos, foram aprovados 88, sendo 75 clínicos gerais e 13 médicos especialistas. Destes 88 aprovados, assumiram os cargos apenas 50 clínicos gerais e 5 médicos especialistas, sendo que 30 já faziam parte da rede municipal, tendo apenas trocado o tipo de contratação (temporário por seletivo). Com o fracasso do seletivo, decidimos realizar um novo processo simplificado, para tentarmos preencher o máximo de vagas possíveis o quanto antes. O edital deste novo certame será publicado muito em breve.
O prefeito Emanuel Pinheiro tem se reunido periodicamente com a equipe da SMS e da Procuradoria Geral do Município para tentar resolver o problema da falta de médicos o quanto antes, para assegurar o atendimento à população, com a seriedade e a responsabilidade que o caso requer. O que nós, o prefeito e eu, esperamos do Sindimed, é que ele atue de forma propositiva, como parceiro, para a resolução dos problemas, e não para causar mais complicações, fazendo acusações sem fundamento. Todos nós queremos oferecer uma saúde de qualidade para a nossa população, e estamos trabalhando duro neste sentido. Esperamos que o Sindimed se junte a nós para alcançarmos esse objetivo. Denúncias infundadas não vão ajudar a população.
Suelen Alliend é secretária municipal de Saúde
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3