Cuiabá, 25 de Abril de 2024

ARTIGOS/UNICANEWS Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020, 11:34 - A | A

26 de Outubro de 2020, 11h:34 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / SIRLEI THEIS

Primeira Dama NÃO significa NADA

Única News



Se você tiver foco, força de vontade sincera e determinação, invariavelmente será levada em direção ao seu objetivo. Não existe muito segredo, mas prepare-se para a caminhada, pois ela nunca será da maneira como nós imaginamos. O caminho nunca será do jeito que pensamos, muito pelo contrário, entre o primeiro passo e o último existirão muitas intempéries, então prepare-se. É claro que podemos escolher em ter um caminho único ou então trilharmos inúmeros caminhos, cada um levando a um resultado diferente.

Eu escolhi trilhar múltiplos caminhos, cada um formando o que sou. Filha, esposa, mãe, política, militante, articulista, advogada, gestora publica, treinadora comportamental, palestrante, escritora, amiga.

Cada faceta de minha história é composta de um caminho que um dia decidi trilhar e que determinam quem sou hoje. Um desses caminhos é a minha militância na área da violência contra a mulher, não contra o homem, mas com o homem, pois entendo que só assim para termos um futuro com menos violência. Hoje luto pela formação de famílias saudáveis, equilibradas, onde homem e mulher convivam em amor, paz, harmonia e igualdade.

Faço esta introdução para justificar a minha indignação e de tantas outras mulheres com a declaração do candidato a prefeito da cidade de Sinop Juarez Costa. Disse ele: “Primeira dama não significa nada, primeira dama é aquela que fica fazendo chazinho pra bacana, jantar pra bacana.”

A fala foi proferida durante uma reunião política e demonstra muito bem o nível de machismo que vive o candidato. Sendo ele casado, imagino como deve ser difícil o convívio com quem pensa de maneira tão ultrapassada, mas apenas imagino, porque na prática conviver com quem pensa assim deve ser uma tarefa bem complicada.

Juarez Costa disse o que pensa, não se preocupou com a câmera. Não se preocupou com as pessoas que tinham parado para ouvi-lo. Não teve o menor escrúpulo e sequer teve respeito com a própria esposa, a mais atingida com a declaração do candidato que pretende ser prefeito de Sinop, que em outra época foi primeira dama, eleita inclusive presidente da Associação das Primeiras Damas de Mato Grosso.

Que machismo é esse, que ódio do mundo é esse que faz uma pessoa sair metralhando contra todos e até mesmo contra os seus. Juarez não está sozinho. Ele representa o pensamento machista e retrógrado que alimenta ainda hoje, homens no país inteiro. Um modelo que descarta, que coisifica pessoas e ações, que diminui e degrada toda e qualquer existência.

O machismo que ainda hoje impera na política e que desmerece o trabalho da mulher nas mais diferentes esferas. Juarez foi infeliz? Se perguntarmos ao próprio com certeza a resposta será, não, pois isso faz parte do machismo estrutural. Mas estou aqui para dizer que foi infeliz sim nas palavras, venenoso nas colocações, desrespeitoso com o próximo, carrasco com a própria família e no mínimo deselegante com a audiência.

O que podemos esperar dos muitos Juarezes que neste momento buscam uma cadeira na vida pública? O que podemos esperar de pensamentos tão vis? Um mundo melhor com certeza não.

Em Sinop segue a disputa, a única certeza que temos até aqui é que uma máscara caiu, uma face se mostrou sem nenhum temor ou inibição. Primeira dama serve sim para um monte de coisas, que o diga Michelle Bolsonaro, Virgínia Mendes, Márcia Pinheiro e tantas outras Brasil a fora, que não exercem o cargo de Secretária de Assistência Social, mas ao lado dos maridos gestores públicos estão lutando por dias melhores e fazendo a diferença na Administração Pública.

Juarez Costa não foi o primeiro, mas poderia ter nos poupados de seu lado mais cruel,
triste e repugnante.

Sirlei Theis Advogada, Gestora Pública, Palestrante e treinadora comportamental

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia