Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Domingo, 13 de Setembro de 2020, 16:13 - A | A

13 de Setembro de 2020, 16h:13 - A | A

CIDADES / TRANSBORDANDO AMOR

Digital influencer cria maneira de amenizar sintomas do Alzheimer na vida do pai

Vithória Sampaio
Única News



A influenciadora digital de Cuiabá, Barbara Breda Brum, de 21 anos, criou uma maneira de amenizar e ajudar seu pai, Waldemar Brum, de 74 anos, a diminuir os sintomas causados pela doença de Alzheimer, com a qual ele foi diagnosticado no início deste ano.

Waldemar é casado e ao longo de sua trajetória teve 8 filhos. Ele sempre foi muito apaixonado e ligado a todos da família.

A filha caçula, Bárbara, falou ao Única News sobre o pai com muita empolgação e orgulho.

“Meu pai sempre foi apaixonado pela nossa família. Morre de orgulho de cada filho, netos e bisnetos e faz questão de nos ‘exibir’ pra qualquer um que ele conhece”, brincou.

Meu pai sempre foi apaixonado pela nossa família

Ela ainda afirmou que o pai sempre foi uma pessoa agitada, que gostava de dançar, fazer gracinhas por onde passava.

Até que, no final de 2019, Waldemar passou a apresentar uma saúde mais debilitada. Os primeiros sintomas foram as tonturas, a fraqueza, as dores que fizeram com que precisasse ir deixando de fazer as coisas que tinha costume.

A partir daí, os familiares começaram a perceber que ele já não lembrava mais as receitas que sabia de trás pra frente, que as histórias começaram a ficar repetidas com mais frequência e, em determinados dias, não conseguia lembrar se havia se alimentado ou não.

Diante da situação, a família decidiu procurar ajuda médica, para entender o que de fato estava acontecendo. Foi quando chegou o diagnóstico de Alzheimer.

(Foto: reprodução)

barbara pai

 

No início, segundo Bárbara, a família imaginou que o tratamento seria tranquilo. “A gente só calculava que iria haver alguns esquecimentos, mas não tínhamos a noção da turbulência... No início, foi fácil levar, mas com o tempo foi complicando pra nós e principalmente para o meu pai”, explicou.

Os primeiros sintomas da doença começaram: esquecer os nomes dos amigos, filhos e netos, depois foi piorando. Ele chegou a se perder e não conseguir voltar para casa, entre outras confusões mentais.

Até que chegou um dia em que Bárbara ficou muito triste com uma situação que aconteceu, durante um almoço entre os dois.

“Num sábado, levei ele pra almoçar. Quando o deixei em casa, ele relatou pra minha madrasta que não recordava onde estava e disse que estava com dúvidas sobre quem eu era. Durante o almoço, eu havia percebido que ele estava constrangido comigo, foi aí que entendi. Ele não me reconheceu naquele momento. Senti que eu precisava fazer algo urgentemente!”, pontuou.

Sem medir esforços, a filha que é digital influencer, passou a se dedicar ao plano de criar uma solução para entreter o pai.

barbara pai2.jpeg

 

Foi aí que surgiu a ideia de gravar vídeos onde ele conta trechos da própria história. Os familiares também fazem vídeos contando sobre como ele era quando criança, como ele foi como pai, para que sempre que ele sofra algum lapso de memória, possa rever.

A doença de Waldemar uniu mais ainda a família, que hoje faz de tudo para estar mais perto dele. Com ajuda de todos, ele sempre sai para almoçar, fazer passeios, ganhou até um celular para estar sempre conectado a todos.

Muito emocionada, Bárbara deixa uma mensagem de aprendizado e reflexão sobre tudo o que tem vivido com a doença do pai.

“Meu pai me ensinou muito sobre o perdão e sobre o amor! São ensinamentos que eu levarei para sempre. Eu tento sempre mostrar a importância de uma boa relação familiar para todos que passam por mim! E de tudo na vida, podemos tirar algo bom: hoje somos próximos de uma forma que nunca tivemos a oportunidade antes”, encerrou.

Sobre o Alzheimer

A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal, que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

O primeiro sintoma, e o mais característico, do Mal de Alzheimer é a perda de memória recente. Com a progressão da doença, vão aparecendo sintomas mais graves, como a perda de memória remota (ou seja, dos fatos mais antigos), bem como irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.

Veja vídeos:

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

(Foto: reprodução)

(Foto: reprodução)

Comente esta notícia