Mayara Campos - estagiária
Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Mato Grosso manifestaram nas ruas do centro de Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (2). Eles reivindicam a inclusão do Projeto de Lei (PL) 2564/2020, para votação no Senado. A PL institui piso salarial e carga horária de trabalho da categoria.
A classe luta pelo direito da regulamentação do piso salarial dos trabalhadores há 20 anos.
O movimento foi organizado pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen), e teve apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT). Mais de 1.500 profissionais participaram do ato.
A concentração da manifestação ocorreu na Praça Alencastro, com percurso pelas avenidas da Prainha, Getúlio Vargas e a Rua Barão de Melgaço.
Durante as mobilizações pela pauta, a categoria conseguiu assinaturas de 56 senadores para que a PL 2564/2020 entrasse em votação imediata no último dia 18, por meio do Requerimento de Urgência 1527/2021. Mas, a pauta não foi apresentada.
O presidente do senado, Rodrigo Pacheco (DEM), encaminhou a discussão para o Colégio de Líderes, onde será decidido quando a pauta será lida e colocada em votação.
O texto da PL fixa o piso salarial dos enfermeiros em R$ 7.315 e demais categorias com piso proporcional a esse valor. Os valores são baseados em uma jornada de 30 horas semanais e deverão ser praticados pelo governo federal, estadual e municipal, incluindo as instituições privadas de saúde.
Veja vídeos da manifestação:
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!