Cuiabá, 25 de Julho de 2024

CIDADES Sexta-feira, 19 de Abril de 2019, 17:52 - A | A

19 de Abril de 2019, 17h:52 - A | A

CIDADES / GALERIA DE ARTES LAVA PÉS

Exposição 'O Egito sob o olhar de Napoleão' fica em cartaz até dia 29 de junho

Única News
Com assessoria



Bem-vindos a 1798, quando Napoleão Bonaparte iniciu sua marcha rumo ao Egito com milhares de soldados. Entre os militares, mais de 200 cientistas. O imperador francês – que era doido, mas não era besta - seguiu para o Oriente com intuito de conquistar as terras dos faraós e, entre batalhas e pesquisas, em apenas quatro anos, os franceses conseguiram reunir uma das mais preciosas coleções sobre a cultura egípcia.

Denominada “Descrições do Egito”, organizada em 21 volumes, sendo nove livros de textos e 12 álbuns de gravuras, as pesquisas trazem estudos sobre zoologia, arquitetura, mineralogia, botânica, teologia, artes... Hoje, em todo o mundo, existem apenas cinco coleções completas e uma delas está em Cuiabá, na exposição “O Egito sob o olhar de Napoleão, na Coleção Itaú Cultural”. Os mato-grossenses terão até o dia 29 de junho para prestigiar uma das mais belas conquistas de Napoleão, em cartaz na Galeria de Artes Lava Pés, no piso térreo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

O superintendente administrativo do Itaú Cultural, Sérgio Miyazaki, que esteve presente na van premier da exposição em Cuiabá, ressalta a satisfação em democratizar o acesso à cultura.

“Sabemos que os grandes centros reúnem as grandes exposições, as grandes obras, principais museus e instituições culturais do Brasil. E o trabalho do Itaú Cultural é justamente descentralizar o acesso, levar arte para todo o país, sem distinções. Democratizar o acesso à cultura é nosso objetivo, principalmente para regiões que tem uma pujança econômica como é o caso de Mato Grosso. Desenvolvimento social e econômico tem que caminhar juntos com a educação e com a cultura. Estou muito honrado em poder trazer esta exposição para Cuiabá”.

Sobre a coleção que tem mais de 200 anos e está salvaguardada pelo museu do Louvre, em Paris, na França, o curador da exposição, o arqueólogo e professor da Usp, Vagner Porto, destaca sua importância para o mundo ocidental.

Serviço

Tema: Exposição O “Egito Sob o Olhar de Napoleão, na Coleção Itaú Cultural”.

Quando: em cartaz até dia 29 de junho

Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h

Quem pode participar: Livre para todas as idades/ Entrada franca

Local: A Galeria de Artes Lava Pés é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso. Está localizada na Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, Duque de Caxias, em Cuiabá, aberta ao público de segunda à sexta-feira, sempre das 8h às 18h.

Outras informações: (65) 3613-0225/0209

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

(Foto: Ahmad Jarrah)

(Foto: Ahmad Jarrah)

(Foto: Ahmad Jarrah)

Comente esta notícia