Ari Miranda
Única News
Uma menina, que não teve a idade e identidade reveladas, morreu esta semana no Hospital Regional de Rondonópolis (218 Km de Cuiabá), após ser acometida por um quadro de meningite bacteriana.
Em comunicado emitido à imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis confirmou o óbito e disse que o diagnóstico da garota foi de meningite bacteriana associada a uma otite infecciosa.
Na nota, a Secretaria explica ainda que, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, não será necessária nenhuma medida de prevenção em relação ao possível contagio do outras crianças e adultos do convívio da vítima, garantindo ainda que a doença não é contagiosa.
“Em Rondonópolis, não há casos de meningite contagiosa”, diz a nota, buscando tranquilizar a população.
Mesmo assim, a Prefeitura reforça que pais ou responsáveis levem seus filhos para atualizar o cartão de vacinação em qualquer unidade básica de saúde para manterem seus filhos prevenidos contra a meningite e outras doenças.
A DOENÇA
A meningite bacteriana é uma inflamação causada por bactérias nas meninges, tecido que recobre o cérebro e a medula espinhal.
É uma doença grave e letal que deve ser tratada imediatamente com antibióticos e corticoides, normalmente por via venosa, durante 7 a 14 dias. Quando não tratada rapidamente, a meningite bacteriana pode causar complicações graves, como danos cerebrais, perda auditiva e dificuldades de aprendizagem.
A meningite bacteriana é geralmente a mais grave e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (sensibilidade à luz) e confusão mental. Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!